Defensor da causa da Pessoa com Deficiência (PCD), o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) manifestou insatisfação com a proposta de reorganização administrativa do Governo Estadual, que deixou de fora a recriação da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped), pasta extinta em 2019.
A reformulação administrativa foi enviada por meio de Mensagem Governamental à Assembleia Legislativa do Amazonas, sendo aprovada na sessão de ontem (26-abr), recriando as secretarias de Esporte, Mineração e da Região Metropolitana.
Nas redes sociais, Wilker Barreto disse que votou contra o texto da reforma administrativa em protesto, apesar de ser favorável às secretarias indicadas, como a de Esportes, Minas e Energia, e da Região Metropolitana de Manaus.
Em defesa da causa PCD
Entre as lutas e ações de Wilker na Assembleia do Amazonas pela classe, estão: o I Encontro da Educação Pública Bilíngue Libras e Português Escrito no Estado do Amazonas, de autoria de Wilker (somando duas edições); a solicitação da construção do prédio da Escola Estadual Augusto Carneiro.
Wilker conseguiu também a cessão de Tempo na Aleam para a Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla do Amazonas (Apeam) em busca da destinação de R$ 5 milhões para a compra de medicamentos; a Lei n. 5345/2021 que garante a presença de tradutores intérpretes de libras nas unidades de saúde da rede pública estadual.
Wilker é o autor da Lei n. 5139/2020 que criou o ‘Setembro Azul’, Campanha de Conscientização aos direitos da pessoa surda; a Lei n. 5203/2020 que obriga a identificação em linguagem braille das portas dos gabinetes e em repartições públicas e privadas, entre outros.
Assista ao vídeo do deputado Wilker, onde ele explica os motivos de votar contra a reforma administrativa.