28.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 04:14

Wilker Barreto lamenta que Secretaria da Pessoa com Deficiência tenha ficado fora da reforma administrativa do governo do AM

Defensor da causa da Pessoa com Deficiência (PCD), o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) manifestou insatisfação com a proposta de reorganização administrativa do Governo Estadual, que deixou de fora a recriação da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped), pasta extinta em 2019.

A reformulação administrativa foi enviada por meio de Mensagem Governamental à Assembleia Legislativa do Amazonas, sendo aprovada na sessão de ontem (26-abr), recriando as secretarias de Esporte, Mineração e da Região Metropolitana. 

Nas redes sociais, Wilker Barreto disse que votou contra o texto da reforma administrativa em protesto, apesar de ser favorável às secretarias indicadas, como a de Esportes, Minas e Energia, e da Região Metropolitana de Manaus.

Em defesa da causa PCD

Entre as lutas e ações de Wilker na Assembleia do Amazonas pela classe, estão: o I Encontro da Educação Pública Bilíngue Libras e Português Escrito no Estado do Amazonas, de autoria de Wilker (somando duas edições); a solicitação da construção do prédio da Escola Estadual Augusto Carneiro.

Wilker conseguiu também a cessão de Tempo na Aleam para a Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla do Amazonas (Apeam) em busca da destinação de R$ 5 milhões para a compra de medicamentos; a Lei n. 5345/2021 que garante a presença de tradutores intérpretes de libras nas unidades de saúde da rede pública estadual.

Wilker é o autor da  Lei n. 5139/2020 que criou o ‘Setembro Azul’, Campanha de Conscientização aos direitos da pessoa surda; a Lei n. 5203/2020 que obriga a identificação em linguagem braille das portas dos gabinetes e em repartições públicas e privadas, entre outros.

Assista ao vídeo do deputado Wilker, onde ele explica os motivos de votar contra a reforma administrativa.

Leia também outras matérias

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara Mun. de Presidente Figueiredo em R$ 172,2 mil

Hugo Bronzere

Governo do AM recebe aval da Aleam para financiamento do Prosai em Parintins

Redação Zero Hora AM

Sassá quer audiência pública para empresa esclarecer riscos da construção de aterro sanitário em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo