30.3 C
Manaus
2 de maio de 2024 | 19:47

Vereador Caio André denuncia garimpo ilegal em Área de Proteção Permanente em Manaus

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), denunciou hoje (16-mai) a existência de um garimpo ilegal em uma Área de Proteção Permanente (APP) na zona rural de Manaus.

O tema tratado pelo parlamentar ganhou apoio de outros vereadores, que se comprometeram a cobrar do Poder Público uma fiscalização na área.

De acordo com o vereador, a área em questão vem sendo devastada pela extração mineral ilícita. O ponto fica na nascente do rio Cuieiras, afluente do rio Negro, a 50 quilômetros de Manaus.

A área é conhecida por reunir mais de 90 famílias de seis comunidades indígenas que utilizam o rio para subsistência.

“Além de ser um crime ambiental, pois o local é uma Área de Proteção Permanente, é também uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS). Nós sabemos que a presença do garimpo lá é ilegal, e além disso, traz um prejuízo enorme à fauna, à flora, às pessoas que ali vivem, degradando o meio ambiente de forma, na maioria das vezes, irreparável”, afirmou o parlamentar.

Caio André acrescentou que o impacto do garimpo ao utilizar mercúrio para separar os minérios dos sedimentos afeta diretamente as comunidades e as atividades de pesca esportiva e artesanal no rio Cuieiras.

Os peixes da região, segundo o vereador, abastecem, inclusive, feiras e mercados da capital.

Repercussão imediata

O pronunciamento de Caio André gerou comentários dos vereadores Peixoto (Agir), William Alemão (Cidadania), Wallace Oliveira (sem partido) e Sassá da Construção Civil (PT), que se colocaram à disposição do presidente da Casa para cobrar uma postura do Poder Público.

“É preocupante, principalmente com a atividade paralela que ali está se estabelecendo. Apenas o fato da invasão gera o desmatamento, a mexida no solo como um todo, e para piorar a situação, o garimpo, pelos elementos que são usados para a extração. Isso traz o comprometimento daquela região e o prejuízo é muito grande”, afirmou Wallace Oliveira.

“O senhor traz uma denúncia que a Comissão do Meio Ambiente precisa se posicionar, levar aos órgãos competentes, porque ali moram seres humanos e uma fauna importantíssima. Temos que tomar alguma providência”, ressaltou o vereador Peixoto.

Pedindo apoio dos parlamentares, o presidente da CMM afirmou que entrará com requerimento na Casa para ser votado na sessão de quarta-feira (17-mai), onde acionará órgãos de proteção ambiental a nível federal, estadual e municipal.

Leia também outras matérias

EUA negam pedido de extradição de pilotos de jato que derrubou avião da Gol.

Redação Zero Hora AM

Serafim afirma que presença de Lula na COP 27 é a reviravolta na política ambiental brasileira

Redação Zero Hora AM

Conheça as 10 mentiras mais contadas sobre sexo

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo