32.3 C
Manaus
27 de abril de 2024 | 16:38

Prefeitura de Presidente Figueiredo e Sebrae Amazonas realizam visita técnica em Bonito/MS

Com o intuito de conhecer um dos principais destinos indutores do turismo brasileiro, para observar as boas práticas e buscar novas estratégias para potencializar o turismo no município de Presidente Figueiredo, uma comitiva da prefeitura municipal e o corpo técnico do Sebrae Amazonas, através do programa Cidade Empreendedora, estão realizando uma visita técnica a Bonito, Mato Grosso do Sul.

Bonito/MS é considerado o melhor destino de ecoturismo por 16 vezes no país e também está sediando a segunda edição do ‘Inspira Ecoturismo’, um seminário de cinco dias que discute a sustentabilidade do turismo de natureza e aventura.

A visita técnica faz parte do primeiro eixo do programa Cidade Empreendedora, que abrange a gestão municipal e prioriza o desenvolvimento econômico do município. Durante a visita, a comitiva participará do seminário e fará visitas técnicas às secretarias e empreendimentos locais.

O prefeito de Bonito/MS, Josmail Rodrigues, acredita que a iniciativa do programa é crucial para alavancar o potencial turístico de Presidente Figueiredo. “O ecoturismo é muito forte, gera renda e empregos, e para falar a verdade pra vocês, a cidade fica diferente, com turismo diferente! Vocês estão no caminho certo”, afirma o prefeito.

A Secretária Adjunta de Turismo de Presidente Figueiredo, Eliandra Miranda, também acredita que a visita traz encantos e muitas ideias para serem desenvolvidas dentro da realidade do turismo executado na terra das cachoeiras.

“Estamos aqui em busca de conhecer um pouco mais, de saber o que e como foi feito, e como pode ser feito no nosso município, levando informações e com muitas ideias para que possamos aplicar e com certeza melhorar o turismo de Presidente Figueiredo”, explica a secretária adjunta.

A visita técnica é um desdobramento do Plano de Ordenamento Turístico (POT), que tem o objetivo de planejar e organizar as ações futuras da gestão municipal para o desenvolvimento do turismo de forma organizada e sustentável.

O POT foi feito em parceria com o Sebrae/AM, e, agora, com a execução do Cidade Empreendedora no município, o município tem a oportunidade de fortalecer ainda mais os mais de 200 atrativos turísticos visitáveis da região.

Com o programa, a parceria entre a prefeitura e o Sebrae/AM soma esforços para a transformação local. A analista técnica do Sebrae/AM, Mara Galvão, comenta que o trabalho em conjunto do Cidade Empreendedora e da prefeitura de Presidente Figueiredo é uma oportunidade para abrir novos horizontes e estimular os negócios empreendedores no município.

“O Cidade Empreendedora está abrindo um leque de oportunidade e de conhecimento para o município. Essa oportunidade também é planejada em parceria com a prefeitura. Assim, vamos conseguir atuar trazendo todas as técnicas e estratégias inovadoras para o turismo do município”, elucida.

As oportunidades do programa impactam diretamente os empreendedores locais, assim como chegaram para o geógrafo e empresário Judeilson Trindade.

Residente de Presidente Figueiredo há 30 anos, Trindade abriu seu empreendimento voltado para o ecoturismo em 2019 e desde então vem procurando entender o que os viajantes buscam na Amazônia.

O empresário está participando da comitiva em Bonito/MS e acredita que a visita técnica é uma forma de inspirar ainda mais o segmento de turismo e ecoturismo.

“Estou voltando para Presidente Figueiredo cheio de ideias a serem implantadas no meu projeto. Minha empresa é de ecoturismo e poder ver como as pessoas aqui trabalham com mais carinho, com mais cuidado, mais atenção, acaba me enchendo de mais ideias, mais projetos e mais inovação dentro do meu segmento, dentro da minha cidade”, explica o empreendedor.

Leia também outras matérias

Apresentação de “cavalo tarado” para crianças em escola do RJ, que custou R$ 50 mil, vira alvo de investigação

Redação Zero Hora AM

Detento morre em briga de facções no Compaj, em Manaus

Redação Zero Hora AM

Águas de Manaus confirma participação na 2ª edição do projeto Câmara Cidadã

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo