27.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 05:04

Projeto de Wilker Barreto que torna o Centro de Vida Independente do AM em Utilidade Pública é aprovado na Aleam

Referência no trabalho de reabilitação e ações de inclusão e assistência socioeducativas de crianças, adolescentes, adultos e das pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social no Amazonas, o Centro de Vida Independente do Amazonas (CVI-AM) pode se tornar uma entidade de Utilidade Pública estadual.

Isso porque a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei nº 401/2023, de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), que declara de Utilidade Pública estadual a instituição sem fins lucrativos, localizada na rua Acarí, conjunto Atílio Andreazza, no bairro Japiim II, zona Sul de Manaus.

Agora, a matéria segue para sanção governamental.

Aprovada por unanimidade na Casa Legislativa, a matéria visa conceder o título de Utilidade Pública estadual ao CVI-AM pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense, através de ações gratuitas como assistência social voltadas à melhoria da qualidade de vida e o incentivo à inclusão.

Caso passe pelo crivo do Executivo Estadual, o CVI-AM poderá receber recursos do Governo, seja por emendas parlamentares ou convênios firmados, bem como outros investimentos.

Para Wilker, a aprovação do PL é uma vitória da sensibilidade do Parlamento estadual diante do importante papel exercido pelo CVI-AM no Estado.

“A Assembleia Legislativa cumpriu uma importante passagem ao tornar de Utilidade Pública estadual essa belíssima entidade, que é o CVI. Tive a oportunidade de visitar a instituição e fiquei maravilhado pelo trabalho desenvolvido, com equipamentos de ponta e uma equipe multiprofissional de excelência”, destaca Wilker.

“É um reconhecimento justo e que o CVI possa voar, dar novos saltos na direção de ajudar os mais humildes e necessitados”, acrescentou o deputado.

Para o gestor do CVI-AM, Ronaldo André, o título de Utilidade Pública possibilitará a ampliação da oferta dos serviços oferecidos pela entidade no Amazonas.

“Na prática, isso vai abrir muitas portas para que a gente possa ampliar o nosso serviço, dando a possibilidade de atender e aumentar a demanda de pessoas que estão no SUS (Sistema Único de Saúde) sofrendo e esperando por um atendimento”, confidenciou Ronaldo André.

“Gostaria de agradecer ao deputado Wilker Barreto pela sensibilidade de conhecer o CVI, ver o nosso potencial e acreditar no nosso trabalho, obrigado por acreditar em nós e dar esse voto de confiança”, finalizou.

Sobre o CVI-AM

O Centro de Vida Independente do Amazonas (CVI) é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2005 prestando como ações e assistência social com vistas à proteção integral aos indivíduos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas com deficiência em todas as faixas etárias e respectivas famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e/ou risco pessoal ou social, e pessoas idosas.

Além disso, oferece ajuda socioeducativa na ampliação do conhecimento, socialização e reabilitação física e intelectual.

Há ainda o alcance às Pessoas com Deficiência, seja ela física ou intelectual, temporária ou permanente, progressiva, regressiva ou estável, intermitente ou contínua, em qualquer faixa etária que se encontram em situação de vulnerabilidade, risco social e/ou pessoal, através de atendimento especializado.

A rotina da instituição é norteada por tratamentos baseados no atendimento humanizado, através de uma gama de profissionais em nove especialidades: fisioterapia, neurologia, ortopedia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, enfermagem, terapia ocupacional e serviço social.

O funcionamento do CVI é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e registra uma média de quatro mil atendimentos por mês.

Atualmente, os serviços do CVI-AM são custeados por meio de verba federal que é repassada anualmente.

Leia também outras matérias

Terminal de ônibus em Manaus terá detector facial para identificar usuários

Redação Zero Hora AM

‘Buracômetro’: em 24h, aplicativo que denuncia ruas esburacadas alcança mais de mil inscritos

Redação Zero Hora AM

Com o reajuste de 8%, amplitude salarial de docentes em início e final de carreira no AM ultrapassa R$ 10 mil

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo