30.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 22:19

Encontro entre Lula e Maduro merece nota de repúdio da Aleam, exige Wilker Barreto

O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ocorrido ontem (20-mai), em Brasília, foi criticado pelo deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania).

O parlamentar classificou como “erro” a recepção ao mandatário venezuelano e afirmou que o momento merece um “repúdio público” por parte da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Wilker repercutiu a crise humanitária que a Venezuela enfrenta desde 2013, quando Maduro assumiu o governo, numa sequência avassaladora de problemas sociais, como o declínio econômico, taxas elevadas de desemprego, severa escassez de alimentos e até acusações de autoritarismo por parte do presidente.

“Receber Maduro como chefe de Estado em solo brasileiro foi um erro de presidente Lula. Não é uma narrativa mentirosa. O que acontece na Venezuela é triste, é uma crise humanitária sem precedentes, ou esquecemos das imagens de venezuelanos pedindo socorro?”, criticou Wilker.

“Noventa e quatro por cento dos venezuelanos estão abaixo da linha de pobreza. É uma ditadura que impõe ao seu povo o mais severo sofrimento”, acrescentou o deputado, em tom duro.

Erros diplomáticos de Lula

As relações diplomáticas de Lula com líderes de outros países também foram alvo de insatisfação por parte de Wilker.

“O Lula é impressionante! É um erro atrás do outro! A diplomacia do presidente está horrível. De amiguinho do Putin até o Maduro, qualquer cidadão brasileiro com juízo sabe que o Maduro é um ditador que mata seu povo e que o Putin comete uma atrocidade contra a Ucrânia”, enfatizou.

“Eu, como pessoa pública e cidadão, em respeito aos milhares de venezuelanos que sofrem e deixaram o seu país em função de um ditador, a narrativa construída pelo presidente Lula merece um repúdio público desta Casa”, finalizou Wilker.

Leia também outras matérias

Guardas Civis Municipais recebem progressão salarial em Rio Preto da Eva

Redação Zero Hora AM

Contas de Wilson Lima serão julgadas terça-feira (09) pelo TCE-AM

Hugo Bronzere

Barraco na Ponta Negra: briga de vizinhos termina com advogado baleado e doméstica agredida em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo