26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 23:02

Estudantes obesos podem receber carteiras adaptadas nas escolas, propõe projeto de Caio André

Começou a tramitar hoje (05-jun), na Câmara Municipal de Manaus, o Projeto de Lei (PL) de autoria do presidente do Legislativo, vereador Caio André (PSC), que torna obrigatório na rede municipal de ensino a oferta de assentos adaptados para alunos obesos.

A matéria foi unanimidade entre os parlamentares da 18ª Legislatura, na sessão plenária de hoje.

De acordo com o PL, a quantidade de assentos deverá corresponder, no mínimo, ao número de alunos obesos matriculados e à 5% do total de cadeiras, assegurada ao menos a existência de um assento.

Conforme critério adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada obesa a pessoa que possua Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30.

Autor do projeto, o presidente da CMM, vereador Caio André, falou sobre a importância da iniciativa para garantir o desenvolvimento dos estudantes, tendo em vista os problemas enfrentados por pessoas obesas.

Mais atenção a quem precisa

“É um público que muitas vezes fica esquecido e invisível para o Poder Público, não só para o Executivo Municipal, mas para muita gente, e isso traz transtornos, bullying e dificuldade no aprendizado”, afirmou Caio André.

“Nada mais justo que o Legislativo Municipal, através da nossa iniciativa, busque dar uma melhor qualidade de vida e de ensino para essas crianças”, acrescentou.

O projeto define, ainda, que as cadeiras devem seguir as normas estabelecidas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM).

A responsabilidade da fiscalização, bem como o estabelecimento e a aplicação das penalidades serão regulamentados pelo Poder Executivo Municipal, que indicará o órgão responsável pela sua execução.

Após ser deliberado no plenário, o projeto tomou o nº 197/2023 e seguiu para 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa Legislativa.

Leia também outras matérias

Noiva cancela casamento 15 dias antes e troca noivo por madrinha

Hugo Bronzere

Bebê de um ano morre enforcada com cordão da chupeta ao tentar sair do berço

Redação Zero Hora AM

Público revela emoções e sentimentos provocados ao assistir o espetáculo ‘Huma/’

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo