25.3 C
Manaus
14 de janeiro de 2026 | 08:32

Identificação de crianças autistas nas escolas de Manaus é discutida na CMM

A proposta de identificação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula, permitindo mais atenção e educação diferenciada aos alunos, foi discutida hoje (21-jun), na Câmara Municipal de Manaus.

O debate em torno do assunto foi em razão do Dia do Orgulho Autista, celebrado no último domingo (18-jun).

A data reforça a quebra de preconceitos e a importância do diagnóstico precoce para ajudar no desenvolvimento da pessoa e no tratamento adequado que deve ter ao longo da vida.

O vereador Jander Lobato disse que é necessário um trabalho em conjunto das secretarias municipal e estadual de Educação, de Assistência Social e de Saúde, junto com o Ministério Público, para que se façam laudos com essas crianças.

“Muitas vezes os pais não compreendem e nem sabem como identificar se seu filho é autista. Nas escolas, temos relatos de professores que poucas crianças são ajudadas”, observou o vereador.

Jander Lobato foi a favor da presença de mediadores nas escolas municipais de Manaus, acompanhando pessoas com deficiência no processo de ensino-aprendizagem.

“Sempre darei apoio às ações que garantem qualidade de vida para as famílias. Solicitei da secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, o levantamento de quantos professores têm filhos autistas. Assim, acredito que essas informações nas escolas podem colaborar para a implementação de políticas públicas mais eficazes”, completou Jander Lobato.

Leia também outras matérias

Reitor da UEA participa de missão internacional promovida pelo British Council no Reino Unido

Redação Zero Hora AM

Parceria entre Governo do AM e Consulado do Japão abre Cozinha Escola da FUnATI em Manaus

fabiocosta

Arcebispo de Manaus: Dom Leonardo Steiner é nomeado cardeal pelo Papa

Redação Zero Hora AM
Carregando....