26.3 C
Manaus
19 de maio de 2024 | 03:54

Em evento da ONU, Wilson Lima pede atenção à população amazônida

O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou que as populações da Amazônia precisam de mais oportunidades e acesso a itens básicos, ressaltando que sustentabilidade não combina com pobreza.

A declaração foi feita durante o evento “ONU e Amazônia: parceria para o desenvolvimento sustentável”, organizado pelo Sistema das Nações Unidades no Brasil, em parceria com o Governo do Pará.

No encontro, no fim da tarde desta quarta-feira (02-ago), foi feito o lançamento nacional do Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, uma parceria entre ONU, Governo Federal e Governos estaduais que integram o Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal Brasileira.

Em discurso aos presentes, Wilson Lima voltou a defender um olhar diferenciado do Brasil e do mundo para “além da copa das árvores da Amazônia”, referindo-se à urgente necessidade de políticas públicas específicas e que contemplem os povos que mantém a floresta em pé, ressaltando que só o estado Amazonas, por exemplo, mantém 97% de sua cobertura natural preservada.

“Fico muito feliz com o anúncio do Fundo ONU-Brasil, parceria importante para que a gente avance na questão do desenvolvimento sustentável. E não tem como ser sustentável com pobreza, não tem como preservar com pobreza. A gente precisa explorar de forma consciente, de forma responsável, respeitando naturalmente as questões ambientais, o que a gente tem de ativo. E nós temos como fazer isso. Agora, quem mora na Amazônia não pode continuar sendo o vilão, por exemplo, das mudanças climáticas”, destacou Wilson Lima.

O encontro acontece por ocasião da visita ao Brasil da vice-secretária-geral da Organização das Nações Unidas, Amina Mohammed. Participaram ainda da agenda o governador do Pará, Helder Barbalho; e o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, representando o Governo Federal,

Outras autoridades do Governo Federal, governos dos estados da Amazônia, órgãos diplomáticos, organismos internacionais e do setor privado, também integram o evento com o objetivo de discutir os esforços conjuntos para promover o desenvolvimento sustentável em benefício das 29 milhões de pessoas que vivem na região.

Fundo para a Amazônia

A ONU e o Consórcio de Governadores lançaram em novembro de 2022, na COP27, no Egito, um mecanismo programático-financeiro para a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira, que prevê a mobilização de recursos por meio da criação do chamado Fundo Multi-doadores das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal (MPTF da Amazônia).

A ação vai beneficiar populações mais vulneráveis da região com ações de geração de alternativas econômicas sustentáveis, de proteção de meios e modos de vida e de garantia de segurança física, sanitária, energética, climática e alimentar. Isso será feito por meio de financiamento de propostas que priorizem a melhoria da governança ambiental e redução de atividades ilegais.

Leia também outras matérias

TCE-AM julga 85 processos em sessão ordinária na terça-feira (7)

Redação Zero Hora AM

Escola de Rio Preto da Eva implanta projeto Escola Segura, Aluno Cidadão

Redação Zero Hora AM

Assaltantes são atropelados por ônibus durante fuga em Manaus; veja o vídeo

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo