26.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 06:23

Na posse de ministro do Turismo, Wilson Lima diz que união dos governos do Estado e Federal fortalece o Turismo no AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que o trabalho dos governos do Estado e Federal para a promoção do Turismo no Amazonas segue fortalecido e que já discute com o Ministério do Turismo (MTur) novas propostas para a melhoria do setor na região.

A declaração foi feita hoje (03-ago), na posse do novo titular da pasta, Celso Sabino, em Brasília.

Wilson Lima ressaltou que ter alguém da região Norte na gestão do MTur, como é o caso de Celso Sabino, que é do Pará, é importante para a manutenção do diálogo.

Ele adiantou que já conversou, previamente, com o ministro sobre temas como o Festival Folclórico de Parintins; a pesca esportiva no Amazonas; e o aumento da relação entre o Estado e países como Estados Unidos e Colômbia.

O governador disse, ainda, que o novo ministro do turismo no Brasil já se colocou à disposição para entender e avançar em propostas de parceria entre Governo do Amazonas e Governo Federal.

“Fazer turismo na Amazônia, no Amazonas, por exemplo, é diferente de fazer turismo no Nordeste, no Rio de Janeiro ou em outra região brasileira. Então, a gente tendo alguém que vivencia essa realidade é importante, ainda mais se tratando do Celso Sabino que é alguém muito acessível, que tem uma relação muito boa e fato também de ser alguém da nossa região”, avaliou o governador Wilson Lima.

Turismo no Brasil

Na ocasião, Celso Sabino disse que espera que o turismo possa trazer mais emprego e renda e destacou que pretende potencializar a atividade turística no país, aumentando a participação do setor na economia.

Um dos focos principais do Ministério do Turismo também será o incremento da infraestrutura turística, com facilitação de crédito para empreendedores do setor via Fundo Geral de Turismo.

Além disso, o MTur espera fazer parcerias para ampliar a qualificação profissional, com a oferta de novos cursos em parcerias junto ao Sistema S (Sesc, Sesi, Senac, por exemplo), universidades e instituições de ensino e para promover destinos nacionais, com prioridade para projetos que envolvam o Ecoturismo Sustentável; Turismo Cultural, Histórico, Religioso e Cívico; Turismo de Base Comunitária e Rural; Afroturismo e Etnoturismo, além do Gastronômico; de Lazer e Náutico.

Leia também outras matérias

Amom apresenta denúncia à Comissão de Ética da CMM contra vereador acusado de espalhar fake news

Redação Zero Hora AM

Deputado federal Silas Câmara e deputado estadual Comandante Dan Câmara destinam mais R$ 8 milhões para pesca no AM

Redação Zero Hora AM

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, ação vai revitalizar instituto na zona norte de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo