A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Perspectiva Mercado e Opinião, que avalia as intenções de voto para a prefeitura de Anamã, no interior do Amazonas, aponta que a presidente da Câmara Municipal da cidade, vereadora Jéssica Conegundes (Republicanos), lidera a preferência dos eleitores.
A estimativa leva em consideração que a cidade tem 8.653 eleitores e que 6.465 compareceram nas últimas eleições de 2022.
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os candidatos aos eleitores, Jéssica tem 31,1% de votos válidos, com estimativa de votos em 2.012.
Conforme os dados, a parlamentar tem preferência de votos entre o público feminino, com 33%.
Da amostra, 29% dos homens votam na presidente da Câmara. Em relação à faixa etária, as pessoas entre 35 e 44 anos e com ensino médio (completo ou incompleto) preferem votar na vereadora.
No cenário onde é preciso escolher entre duas opções de candidatos, Jéssica Conegundes também aparece à frente de sua adversária, com 31,1% dos eleitores considerando votar na parlamentar como primeira opção nas Eleições de 2024.
No segundo lugar da pesquisa está Kátia Dantas, com 27,7% da estimativa de votos, em 1.791.
Kátia foi primeira dama do município e é esposa do ex-prefeito Jecimar Pinheiro(MDB), que teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e recebeu multa de R$ 236 mil por irregularidades nas contas da prefeitura.
Gestão aprovada
O prefeito de Anamã, Chico do Belo (UB) teve a gestão aprovada por 50,1% dos 200 entrevistados na pesquisa, ou seja, mais da metade dos questionados validam a administração atual.
Em relação às candidatas, 93% dos entrevistados que aprovam Chico do Belo escolhem Jéssica Conegundes como primeira opção para assumir a prefeitura do município.
A pesquisa do Instituto Perspectiva foi realizada no dia 2 de agosto e foram entrevistados 200 eleitores de Anamã. A margem de erro é de 6,9%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.