25.3 C
Manaus
22 de maio de 2025 | 09:46

TCE-AM conclui Seminário Internacional com discussões sobre sustentabilidade e Direitos Humanos

Após uma série de debates sobre direito ambiental e sustentabilidade, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), via Escola de Contas Públicas (ECP), concluiu, na tarde de segunda-feira (21-ago), o Seminário Internacional “Direito ao Clima, Direitos da Natureza, e Assembleias Cidadãs pelo Clima”.

O evento contou com seis mesas de debates com a participação de importantes nomes do Direito e Meio Ambiente.

Durante a tarde, especialistas e palestrantes de diversas partes do mundo se reuniram para discutir questões relacionadas aos direitos no contexto das mudanças climáticas.

Os temas abordados incluíram o câmbio climático, o direito ao clima e aos direitos da natureza, bem como as assembleias cidadãs para o clima.

A penúltima mesa de debates, presidida pela doutora Mariana Baeta Neves Matsushita, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, contou com a palestra do doutor Ottavio Quirico, professor associado da University of New England, Austrália, e da Australian National University.

Sua apresentação focou no desafiador tema “Câmbio climático entre derechos fundamentales individuales e coletivos: un derecho a un clima sustentavel?”.

Para encerrar, a professora-doutora Giorgia Pavani, da Universidade de Bolonha, Itália, abordou o tópico “Derecho al clima, Derechos de la Naturaleza, Asambleas ciudadanas para el clima”, com o professor-doutor Lauro Ishikawa, coordenador-geral dos cursos da Escola de Direito da Alfa Educação (Unialfa/Fadisp), como presidente da mesa de debates.

Ao longo do dia, o seminário proporcionou um espaço de reflexão e diálogo envolvendo questões críticas relacionadas à sustentabilidade e aos direitos.

O evento reuniu profissionais, acadêmicos e interessados em todo o mundo para enriquecer as discussões e contribuir com soluções para os desafios.

Ao fim das apresentações, o conselheiro-coordenador da ECP, Mario de Mello, agradeceu aos participantes e fez um resumo sobre a importância da realização do evento.

“O seminário representa um passo significativo no fortalecimento do diálogo sobre questões cruciais relacionadas à sustentabilidade e aos direitos humanos. Estamos orgulhosos de ter reunido especialistas de renome internacional para compartilhar suas perspectivas e insights sobre esses temas vitais”, disse o coordenador-geral da ECP, conselheiro Mario de Mello.

As reflexões e soluções discutidas aqui certamente terão um impacto duradouro em nossos esforços contínuos para proteger o meio ambiente e promover os direitos da natureza”, destacou.

O evento também contou com transmissão ao vivo pelas redes sociais, entre elas YouTube, Facebook e Instagram, além de tradução simultânea para o idioma espanhol.

 

Leia também outras matérias

Av. do Turismo terá conjunto habitacional com 576 moradias construídas pela Prefeitura de Manaus

Hugo Bronzere

Simaria defende Claudia Leitte após vaias de apoiadores de Lula: “Que vergonha”

Redação Zero Hora AM

Biquini de tecido já era! A moda agora é fita adesiva colorida; veja o vídeo

Redação Zero Hora AM
Carregando....