27.3 C
Manaus
15 de maio de 2024 | 01:35

Como votaram os deputados federais do AM na aprovação do novo marco fiscal

A maioria dos deputados federais do Amazonas ajudou a aprovar na noite de ontem (22-ago), na Câmara dos Deputados o novo marco fiscal, que substituirá o teto de gastos como regra de contenção de despesas do governo federal. A matéria vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Aprovado no fim de maio em primeira votação na Câmara, o novo arcabouço fiscal teve de ser votado novamente pelos deputados porque os senadores introduziram várias mudanças no texto no fim de junho.

A princípio, a segunda votação na Câmara estava prevista para a primeira semana de julho, mas foi adiada por causa da aprovação da primeira fase da reforma tributária na Casa e do projeto que muda o sistema de votação no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A votação deveria ter ocorrido na semana passada, mas foi adiada por causa de declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a concentração de poderes na Câmara dos Deputados. A reunião de líderes, em que os acordos foram fechados, só ocorreu na noite desta segunda-feira (21).

Assim que for sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o novo marco fiscal extinguirá o teto federal de gastos que vigorava desde 2016. O fim do teto estava previsto pela Emenda Constitucional da Transição, aprovada no fim do ano passado, mas dependia da aprovação do arcabouço fiscal para entrar em vigor.

Veja como votou a bancada do Amazonas:
Adail Filho (Republican-AM) -votou Sim
Amom Mandel (Cidadania-AM) -votou Sim
Átila Lins (PSD-AM) – não votou
Fausto Jr (UB-AM) – não votou
Cap. Alberto Neto (PL-AM) -votou Sim
Saullo Vianna (União-AM) -votou Sim
Sidney Leite (PSD-AM) -votou Sim
Silas Câmara (Republican-AM) -votou Sim

Leia também outras matérias

Artigo: A tentação da competência por decreto

Redação Zero Hora AM

Facção crimin0sa promete vingança após grupo rival matar bandid0s no interior do AM

Hugo Bronzere

Sefaz divulga lista dos premiados na Campanha Nota Fiscal

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo