19 de novembro de 2025 | 18:53

Deputado Wilker pede que Comissão de Meio Ambiente da Aleam apure possíveis danos ambientais causados por obra de aterro sanitário

Em sessão ordinária compensatória da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada hoje (28-ago), o deputado Wilker Barreto (Cidadania) voltou a falar sobre a construção irregular de um aterro sanitário privado numa Área de Proteção Permanente (APP) localizado no entorno do Igarapé do Leão, situação no quilômetro 13 da BR-174.

Desta vez, o parlamentar sugeriu que a Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa Legislativa (CPAMA-Aleam) apure os possíveis danos ambientais provocados pela obra.

Wilker pediu que o órgão temático da Aleam investigue, junto com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), quais prejuízos ambientais foram causados pela construção do aterro.

Denúncias de dano ambiental

De propriedade da construtora Marquise Ambiental, a construção é bastante criticada pelo perigo de grave dano ambiental no Igarapé do Leão, principal afluente do rio Tarumã, e que poderá impactar na qualidade de vida dos mais de 100 moradores que residem próximo do local.

“Peço que a Comissão de Meio Ambiente da Aleam, juntamente com o Ipaam, investigue o que foi feito e os danos causados ao meio ambiente, além de pedir a reparação do que já foi cometido naquela APP”, ponderou Wilker.

O deputado ponderou, ainda, que os trabalhos da Casa Legislativa sejam pautados na defesa do meio ambiente e na garantia da qualidade de vida das gerações futuras.

Leia também outras matérias

Tapauá ganha Núcleo de Estudos Superiores da UEA, entregue pelo governo do AM

Redação Zero Hora AM

TCE-AM suspende pagamentos de contrato milionário da Prefeitura de Itacoatiara por indícios de irregularidade

Redação Zero Hora AM

Atualização do sistema de registro empresarial da Jucea permite a abertura simultânea de empresas e suas filiais

Redação Zero Hora AM
Carregando....