27.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 05:51

Cientistas dizem ter descoberto ‘fraqueza genética’ para acabar com vírus da Covid

A possibilidade de novas ondas de contaminação causas pelo vírus da Covid-19 levou os cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a descobrir o “calcanhar de Aquiles” do vírus.

Na reportagem publicada pela revista científica Viruses, no final de agosto, os cientistas afirmam que descobriram uma das proteínas do vírus, a N, fundamental para a replicação, e sugerem o desenvolvimento de remédios que atuem para desativá-la.

Os cientistas explicam que a proteína N precisa da ajuda de células humanas para gerar cópias do vírus e, ao atacá-la com medicamentos, seria possível barrar o auxílio que o corpo involuntariamente dá à doença.

Replicação desvendada pelos cientistas

De acordo com a reportagem da revista Viruses, o vírus da Covid precisa direcionar as proteínas N para o DNA das nossas células.

Lá essas proteínas instruem o corpo a criar novas moléculas que facilitem a replicação. Esse processo, porém, só se dá se as partes corretas das células humanas forem invadidas e dominadas pelo vírus.

“No local errado, o vírus não pode nos infectar”, explica Quanqing Zhang, coautor do estudo e professor na Universidade da Califórnia.

“Usamos brilho fluorescente para nos mostrar onde o vírus da Covid está interagindo com as proteínas humanas e produzindo novos vírions, as partículas virais infecciosas que depois se espalham pelo corpo gerando novos vírus. Esse método é mais sensível que outras técnicas e nos dá uma visão mais abrangente de todas as interações entre as proteínas humanas e virais”, disse.

Para o pesquisador, o conhecimento sobre esse mecanismo permitirá o desenvolvimento de remédios mais eficientes para combater a infecção, mesmo em estágios mais avançados.

Leia também outras matérias

Amazonas de olho na aprovação do projeto que libera cassinos no Brasil

Redação Zero Hora AM

Aulas de empreendedorismo ensinam menina de nove anos a montar empresa e ajudar o pai desempregado

Redação Zero Hora AM

Caio André critica economista Alexandre Schwartsman, que chamou ZFM de “aberração”

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo