A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) encaminhou documento à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para desconsiderar um pedido feito anteriormente para suspender as fiscalizações da Comissão de Saúde e Previdência da Casa Legislativa (CSP-Aleam) nas unidades de Saúde do Estado.
O documento, assinado pelo secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, pede desculpas à Aleam e mantém o calendário de fiscalizações à rede pública estadual.
No ofício nº 3263/2023, a SES-AM classifica como “equívoco completo” o envio do pedido de suspensão e reiterou que respeitará as prerrogativas dos parlamentares estaduais de fiscalizar os aparelhos públicos do Estado.
O pedido de desculpas e a decisão de voltar atrás nas fiscalizações foi comentado pelo deputado Wilker Barreto (Cidadania), que é membro titular da comissão de Saúde da Aleam.
“Continuaremos a fiscalizar as unidades de Saúde, conversando com pacientes e a equipe médica, para fazer um diagnóstico detalhado da Saúde Pública”, explicou o deputado.
“As fotos, vídeos e informações coletadas nas inspeções serão encaminhadas ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências e solucionar as falhas encontradas”, acrescentou o deputado.
Leia o ofício encaminhado pela secretaria de Saúde à Assembleia Legislativa
“Solicitamos desculpas e desconsiderações pelos equívocos completos no envio do Ofício n.º 3212/2023-SEAJUR/GAB/SES-AM, considerando a retirada do mesmo e a manutenção do cronograma da Presidência da Comissão de Saúde e Previdência […]. Ratificamos que esta Secretaria de Estado de Saúde reconhece todos os direitos e respeita integralmente as prerrogativas da Assembleia Legislativa do Amazonas, e, que seguirá mantendo o cronograma da Presidência da Comissão de Saúde e Previdência, conforme o calendário de fiscalização nas unidades de saúde do Estado do Amazonas”, afirma o secretário.