O especialista em segurança de voo, Roderto Peterka, disse a uma emissora de televisão que as prováveis causas do acidente com avião Bandeirantes no município de Barcelos (AM) seriam o forte vento de cauda, o mau tempo e o curto espaço de pista na hora do pouso.
Segundo o especialista, o aeroporto não dispõe de equipamentos e balizamento para pousos por instrumentos.
Veja a decolagem da aeronave no aeroporto internacional Eduardo Gomes.
Ainda segundo Roberto, a aeronave é produzida pela Embraer e conta com mais de 450 unidades em operação em vários lugares do mundo, além de ser muito segura, o aparelho pode operar em condições extremas por meio de instrumentos.
O consultor disse que é cedo para afirmar se houve falha humana.
O Embraer EMB-110 “Bandeirante” de matrícula PT-SOG pertencia à empresa Manaus Aerotáxi e, segundo consulta no portal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tinha permissão para operar normalmente. Em nota, a empresa lamentou o acidente e se colocou à disposição das autoridades para esclarecer o episódio.
O avião
O avião envolvido no acidente é um EMB-110 “Bandeirante”, um bimotor turboélice fabricado pela Embraer. Com capacidade para 18 passageiros, esse tipo de aeronave é comumente utilizado em rotas mais curtas e em pistas menos preparadas para aviões de grande porte.
Ao longo de 18 anos, de 1973 a 1991, foram produzidas 498 aeronaves desse modelo, sendo 253 delas mantidas no Brasil e as demais exportadas para outros países.
A designação “Bandeirante” faz referência aos desbravadores que exploraram os sertões brasileiros.
Passageiros
Repercussão
O acidente em Barcelos despertou manifestações de pesar e solidariedade de diversas autoridades. O governador do Amazonas, Wilson Lima, escreveu que “lamento profundamente a morte dos 12 passageiros e dois tripulantes, vítimas do acidente de avião ocorrido neste sábado, em Barcelos”
O senador do Amazonas , Plinio Valério, também se pronunciou escrevendo “Manifesto meu profundo pesar e solidariedade aos familiares das vítimas dessa tragédia. Deus dê muita força e conforto a todos nesse momento tão difícil”.
O senador do Amazonas, Eduardo Braga, expressou que “recebe com muita tristeza a notícia do trágico acidente aéreo” por meio de suas redes sociais.
O deputado federal do Amazonas, Amom Mandel, manifestou escrevendo que “Lamento pela morte das 14 pessoas que voavam no avião que caiu no Amazonas. Deixo aqui a minha mensagem de solidariedade.”.