A capital Manaus amanheceu totalmente encoberta por uma fumaça densa, proveniente de queimadas. O fenômeno foi registrado no início da manhã desta quarta-feira (20-set) e se intensificou a partir das 9h da manhã. O ocorrido viralizou em diversos aplicativos de mensagens e nas redes sociais.
Ainda não há confirmação da origem da grande quantidade de fumaça, no entanto, por estar no período do verão amazônico, diversos focos de incêndio em áreas de mata e em lixeiras são identificadas diariamente na capital amazonense e em cidades que integram a Região Metropolitana.
A situação foi bastante comentada nas redes sociais. Fotos da cidade coberta pela fumaça e os efeitos dos ventos fortes circulam na web e em aplicativos de mensagens.
O fenômeno traz preocupação na questão de saúde, tendo em vista, que a poluição de fumaças causa doenças respiratórias, asma, conjuntivite, bronquite, irritação dos olhos e garganta, tosse, falta de ar, nariz entupido, vermelhidão e alergia na pele, além de desordens cardiovasculares.
As autoridades ainda não se manifestaram sobre a fumaça desta quarta.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) disse que está verificando a origem da nuvem. Um grande foco de incêndio foi flagrado no distrito de Cacau Pirêra.
Chuva de granizo
Outra anomalia climática que surpreendeu os moradores foi a chuva de granizo. Em uma região tropical como Manaus, o granizo é extremamente raro.
No entanto, nas áreas rurais da cidade, próximas aos bairros Tarumã, pequenas pedras de gelo caíram do céu, cobrindo o chão de branco e criando um espetáculo visual digno de admiração.
Especialistas climáticos apontam que a ocorrência de granizo em Manaus é uma raridade devido às altas temperaturas e à umidade da região, que normalmente impedem a formação dessas pedras de gelo.
Esse evento inusitado deixou pessoas se questionando sobre as mudanças climáticas e os possíveis impactos que podem influenciar os padrões climáticos na Amazônia.
Fumaça tóxica
Além desses eventos climáticos excepcionais, a fumaça proveniente dos incêndios florestais que assolam a região continuou a ser uma preocupação constante para os moradores de Manaus.
A qualidade do ar permaneceu prejudicada, afetando a saúde da população e intensificando as discussões sobre as ações necessárias para combater o desmatamento e os incêndios na Amazônia.