Redação ZH – Nos últimos meses se tornou inviável a mobilidade nas grandes avenidas de Manaus devido ao grande número de veículos em circulação.
Entre janeiro a maio de 2023, o Amazonas teve aumento significativo no número de veículos emplacados. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), foram emplacados 24.950 veículos nesse período, em comparação com os 19.633 emplacamentos registrados no mesmo período de 2022. Isso representa um crescimento de 27%.
O que se vê é um caos, principalmente nos horários de pico. O Instituto de Mobilidade Urbana estuda o retorno dos corredores exclusivos de ônibus (Faixa Azul), que pode causar um grande gargalo no trânsito da cidade.
A alternativa seria o uso do transporte coletivo, que esbarra na falta de mobilidade devido ao grande número de veículos que utilizam os corredores.
Faixa Azul
O presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Henrique Martins, disse que o grande número de veículos na capital congestiona o trânsito e com as ações da Prefeitura de Manaus para melhorar o transporte público e a mobilidade urbana, as pessoas podem preferir andar de ônibus e deixar o carro em casa.
Em agosto de 2022, o presidente do órgão anunciou que um estudo seria realizado para o retorno da Faixa Azul, mais até agora esse corredores não estão nos planos da Prefeitura.