23 de junho de 2026 | 05:13

Retorno da Faixa Azul e aumento de veículos em circulação podem deixar o trânsito em Manaus mais caótico

Redação ZH – Nos últimos meses se tornou inviável a mobilidade nas grandes avenidas de Manaus devido ao grande número de veículos em circulação.

Entre janeiro a maio de 2023, o  Amazonas teve aumento significativo no número de veículos emplacados. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), foram emplacados 24.950 veículos nesse período, em comparação com os 19.633 emplacamentos registrados no mesmo período de 2022. Isso representa um crescimento de 27%.

O que se vê é um caos, principalmente nos horários de pico. O Instituto de Mobilidade Urbana estuda o retorno dos corredores exclusivos de ônibus (Faixa Azul), que pode causar um grande gargalo no trânsito da cidade.

A alternativa seria o uso do transporte coletivo, que esbarra na falta de mobilidade devido ao grande número de veículos que utilizam os corredores.

Faixa Azul

O presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Henrique Martins, disse que o grande número de veículos na capital congestiona o trânsito e com as ações da Prefeitura de Manaus para melhorar o transporte público e a mobilidade urbana, as pessoas podem preferir andar de ônibus e deixar o carro em casa.

Em agosto de 2022, o presidente do órgão anunciou que um estudo seria realizado para o retorno da Faixa Azul, mais até agora esse corredores não estão nos planos da Prefeitura. 

 

Leia também outras matérias

UEA e Ufam abrem chamada para publicação de artigos científicos em dossiê temático

Hugo Roberto Pinto

TCE-AM informa sobre período de recesso e suspensão de prazos processuais

fabiocosta

Saúde Pública de Tonantins recebe apoio de emendas liberadas por Dermilson Chagas

Redação Zero Hora AM
Carregando....