13 de janeiro de 2026 | 17:44

Polícia encerra buscas de possíveis restos mortais do escoteiro desaparecido há 38 anos

A Polícia Civil de São Paulo encerrou sexta-feira (22-set), as buscas por possíveis restos mortais do escoteiro Marco Aurélio Simon, desaparecido há 38 anos. A Operação teve início na última segunda-feira (18-set), com apoio de peritos e de um drone com radar acoplado, que funciona como um ‘raio-x” do solo.

Ao longo da semana, diversas amostras foram foram coletadas durante o trabalho para análise da perícia. Esses materiais serão analisados em laboratório em busca de material genético. A princípio, não foram localizados ossos ou restos mortais do jovem.

Segundo a Polícia Civil de SP, a primeira fase da Operação foi encerrada para avaliação dos elementos recolhidos e não há previsão para retorno das buscas.

Relembre o caso:

O desaparecimento do escoteiro aconteceu em 8 de junho de 1985, quando Marco Aurélio e três amigos, acompanhados de um chefe escoteiro, faziam uma jornada em direção ao Pico dos Marins. Um dos colegas de patrulha torceu o pé e o adolescente foi autorizado pelo chefe a retornar para o acampamento na base do morro em busca de ajuda. Desde então, ele nunca mais foi visto.

A família têm buscado pelo paradeiro do jovem desde a data do desaparecimento. Foram realizados interrogatórios e escavações durante todos esses anos e nada foi encontrado. O caso continua um mistério.

Pico dos Marins

O Pico dos Marins é uma montanha brasileira, situada na serra da Mantiqueira, na cidade de Piquete. Seu cume está 2.420,7 metros acima do nível do mar, sendo o 26° pico mais alto do país.

A montanha que é formada por um grande maciço rochoso com paredões íngremes, atrai a anos diversos grupos escoteiros e aventureiros, sendo o caso do Marco Aurélio, um dos mais emblemáticos pela cobertura.

Leia também outras matérias

Escoteiros do Amazonas são homenageados na Aleam pela passagem do dia Mundial do Escoteiro

Redação Zero Hora AM

“Sou contra os ataques antidemocráticos ao Congresso Nacional e STF”, declara Amom, nas redes sociais

Redação Zero Hora AM

Dengue: confira recomendações do MS aos gestores estaduais e municipais de saúde

Redação Zero Hora AM
Carregando....