29.3 C
Manaus
16 de maio de 2024 | 20:16

Em reunião com ministros sobre seca e isolamento do Amazonas, senador Omar cobra ações para reabertura da BR-319

Líder da Bancada Federal do Amazonas, o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o governador Wilson Lima (União Brasil) se reuniram com os ministros do Transporte, Renan Filho, e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para discutir ações emergenciais relacionadas à seca que atinge o Estado.

Durante o encontro, Omar reafirmou a importância de investimentos em infraestrutura, especialmente na BR-319, que se encontra em condições precárias.

No encontro, realizado nesta terça-feira (26-set), em Brasília, foi assinada uma ordem de serviço entre os municípios de Benjamin Constant e Tabatinga, para a realização de dragagem com previsão de conclusão em 45 dias.

No entanto, Omar lembra que o reflexo da obra no Rio Negro será sentido cerca de 30 dias após o seu término. O Senador do Amazonas aproveitou para defender investimentos na rodovia BR-319, que se encontra intrafegável.

“No Rio Madeira, por exemplo, a seca está impossibilitando a passagem de embarcações. O Alto Solimões está totalmente seco, comprometendo o abastecimento de componentes essenciais para a Zona Franca de Manaus. É fundamental que a estrada seja asfaltada, para evitar que o Estado fique isolado e sofra com a escassez de bens essenciais”, ressaltou.

O senador também fez um apelo para que a questão da BR-319 seja discutida com seriedade, levando em consideração a realidade e as necessidades da população que vive na região.

“Precisamos pensar nas pessoas, nos seres humanos que sofrem com essa situação. Não podemos mais permitir que pessoas que não conhecem a realidade da região ou não moram lá discutam o problema que enfrentamos. É importante que estejamos unidos e reconheçamos o esforço dos amazonenses em proteger a Amazônia”, destacou.

Omar também salientou que o Governo Federal está agindo para auxiliar o Amazonas, determinando uma atuação transversal entre os ministérios para prestar assistência às áreas afetadas pela seca.

“Nesse momento, precisaremos contar com o auxílio das Forças Armadas para levar mantimentos e água. Há municípios que, em poucos dias, não terão mais acesso a água potável. A importância da BR-319 e o apoio das Forças Armadas são fundamentais neste momento”, disse o senador.

Além da dragagem entre Benjamin Constant e Tabatinga, foram anunciados investimentos de R$ 41 milhões para a costa do Tabocal e outros R$ 100 milhões para solucionar problemas em Itacoatiara, uma das principais rotas de escoamento de grãos.

Por fim, Omar Aziz reiterou a necessidade de uma solução para a questão da BR-319 e criticou veemente a atuação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

“Eu a condeno por fazer com que o meu Estado fique isolado. Ela não tem propostas ambientais para o Brasil. Só sabe dizer ‘não pode’ e ‘não deve’. Eu estou acusando a Marina Silva de ser a responsável pelo isolamento do meu Estado, do povo do Amazonas”, concluiu o senador.

Leia também outras matérias

Jovem alérgico ao próprio sêmen gripa após sexo 

Redação Zero Hora AM

Aleam discute afastamento de secretário de Segurança após operação da Polícia Federal

Redação Zero Hora AM

Debate na Band foi a maior live jornalística do Brasil

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo