29.3 C
Manaus
16 de maio de 2024 | 22:19

Yara Lins se torna a favorita para assumir presidência do TCE-AM

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) está prestes a passar por um momento crucial em sua história, com a eleição para a presidência se aproximando.

No centro das atenções está Yara Lins, atual vice-presidente do tribunal, cuja trajetória de mais de 40 anos de serviços públicos tem conquistado o apoio de nomes influentes na instituição.

As eleições estão agendadas para o dia 3 de outubro e as mudanças sancionadas pelo governador Wilson Lima, incluindo a extinção do critério de antiguidade para assumir a Presidência, estão adicionando uma dose extra de emoção ao processo eleitoral.

Entre os nomes cotados para concorrer ao cargo, Yara Lins tem se destacado justamente pela sua trajetória, sendo apoiada por uma coalizão influente de membros do TCE-AM.

Em 2017, Yara Lins fez história ao se tornar a primeira mulher a presidir o TCE-AM, uma instituição que, em mais de seis décadas, só tinha sido comandada por homens.

Sua gestão foi marcada por um compromisso inabalável com a transparência e a eficácia na gestão pública.

Durante o mandato, ela introduziu uma série de reformas significativas que aumentaram a eficiência do tribunal, tornando-o mais acessível para os cidadãos do Amazonas.

Apoio dos seus pares

Apoiada pelos conselheiros Josué Neto, Luís Fabian e Júlio Pinheiro, Yara Lins lidera as opções entre as escolhas para assumir a Presidência. Sua candidatura representa um consenso entre figuras respeitadas na instituição, indicando um forte apoio interno à sua liderança.

Biografia

Nascida em Manaus, Amazonas, em 1960, Yara Lins se formou em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas em 1985 e em Direito pela Universidade Paulista – UNIP em 2007.

Sua trajetória profissional começou em 1975 como Taquígrafa. Em 1979, tornou-se Técnica de Controle Externo, e, em 1984, passou a atuar como Secretária Administrativa em substituição.

No ano seguinte, em 1985, Yara Lins foi nomeada Inspetora de Controle Externo e Secretária Administrativa, além de ter sido designada para prestar serviços junto à Comissão de Elaboração do Quadro de Pessoal do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Mais tarde, em 1986, ela foi nomeada Assessora da Presidência do TCE-AM.

Única mulher do colegiado e funcionária de carreira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas há 48 anos. Em 2017 ela se tornou a primeira mulher a presidir o TCE-AM quando o órgão completava 67 anos de existência e agora está rumo ao segundo mandato.

Leia também outras matérias

Apresentadora Palmirinha Onofre morre em SP aos 91 anos

Redação Zero Hora AM

Governo do AM anuncia novo programa de habitação para o Estado

Redação Zero Hora AM

Quem é a mulher que recebeu o título de ‘maior boca do mundo’?

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo