25.3 C
Manaus
3 de julho de 2025 | 05:30

Assembleia aprova proposta que autoriza governo do AM a contratar, de forma direta, profissionais de enfermagem

Foi aprovado hoje (05-out), na Assembleia Legislativa do Amazonas, o Projeto de Lei nº 943/2023 que autoriza o governo do Estado a contratar, de forma direta, os profissionais de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem), por tempo determinado, para atuar na Saúde Pública.

O projeto aprovado se refere ao Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), idealizado pelo deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) juntamente com órgãos de controle do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas e Religiosas e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Amazonas (Sindpriv-AM).

A aprovação da propositura foi comemorada por um grupo de 100 profissionais da Saúde que lotou a galeria da Casa Legislativa.

Autor da proposta de contratação direta por parte do Executivo Estadual, e posterior realização de concurso público, Wilker afirmou que o sentimento é de dever cumprido, ressaltando que a aprovação do PL irá garantir dignidade e salários em dia de trabalhadores terceirizados da enfermagem.

“Hoje, o sentimento é de dever cumprido! Foi uma caminhada dura de convencimento, muitas das vezes eu e a Graciete (presidente do Sindpriv) pensamos que não iríamos conseguir”, relembrou Wilker.

“Mas hoje é um dia festivo porque olhando no semblante de vocês, percebo que estamos fazendo o bem, lembrando que o processo do TAG é fazer a migração para o concurso público e que vai trazer um período de tranquilidade para dois mil profissionais da enfermagem”, acrescentou.

“Vitória da Enfermagem”

Para o enfermeiro Estéfano Brandão Fonseca, a implementação da contratação direta da enfermagem pelo Estado é uma vitória da classe.

“Esse dia é um marco histórico para a classe de enfermagem, que vem há meses lutando com o atraso salarial, gente com depressão, saúde mental comprometida, trabalhando sob pressão psicológica e coação de supervisores para fazer o nosso trabalho”, celebrou Estéfano.

“A gente só não deixou as unidades públicas porque  temos sensibilidade e empatia com o próximo”, disse o enfermeiro, que atua no Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste.

Agradecimentos

Na tribuna da Aleam, Wilker agradeceu a todos os envolvidos no processo de construção da proposta de contratação direta, iniciado no dia 27 de março em reuniões feitas pelo parlamentar no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e Ministério Público do Trabalho (MPT-AM).

Na ocasião foi sugerido a realização do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) e apresentado a minuta de contrato de trabalho que poderia ser implementado no Estado.

O parlamentar também esteve na sede da Controladoria Geral do Estado (CGE-AM), no dia 17 de abril,  e no dia 7 de julho na Casa Civil, juntamente com a deputada Alessandra Campêlo (Podemos)  no intuito de viabilizar a proposta que irá beneficiar enfermeiros e técnicas em enfermagem que atuam na rede pública.

Próximos passos

Com a aprovação do TAG na Assembleia do Amazonas, a Mensagem Governamental segue para o Estado, e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) enviará ao Tribunal de Contas (TCE-AM) a celebração do Termo com a minuta do contrato temporário, a tabela de referência remuneratória e o quantitativo de profissionais para suprir as necessidades da saúde pública.

A fixação do valor remuneratório mensal será equivalente a 13 plantões, de R$ 3.900, sendo R$3.250, acrescido de gratificação de risco de vida de 20%.

Leia também outras matérias

Boi Caprichoso recebe material para construção do projeto de arena “É Tempo de Retomada”

Redação Zero Hora AM

Projeto do vereador Sassá garante fraldas geriátricas para idosos e pessoas com deficiência

Redação Zero Hora AM

Tudo pronto para Musk instalar duas estações de satélites no Amazonas

Redação Zero Hora AM
Carregando....