27.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 01:41

Caio André quer mais rapidez na desapropriação de residências em áreas de alagamento na zona sul

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André (Podemos), cobrou hoje (17-out) mais rapidez na desapropriação e indenização de famílias que vivem há uma década às margens de igarapés nos bairros São Lázaro, Crespo e Betânia, ambos na zona sul da capital.

O pedido do parlamentar é um desdobramento de Audiência Pública realizada em agosto deste ano, quando as demandas das três comunidades foram registradas para que o Poder Executivo tomasse providências.

A audiência foi proposta por Caio André a partir de reivindicações de moradores na segunda Câmara Cidadã, realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho deste ano.

O vereador relembrou que um dos encaminhamentos da Audiência Pública, feito à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), seria a revisão dos cálculos de indenização para quem reside na região, tendo em vista a variação de habitações na localidade.

“Naquela área existem residências com comércio, residências com mais de uma família morando em uma casa, que é comum nesse tipo de moradia. Isso tem atravancado o andamento da urbanização daquele igarapé e daquela área tão importante”, disse o presidente da Casa.

Caio André destacou que está em contato com o governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

O objetivo é dar prioridade às famílias em moradias a serem construídas na localidade.

Famílias à espera de solução

Segundo o parlamentar, mais de 600 famílias estariam cadastradas em programas da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado, como o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e do Interior (Prosamin+), porém, o grupo aguarda uma solução para a questão do valor dos imóveis.

“Isso é de fundamental importância para que nós possamos dar dignidade às famílias, e por conseguinte, nós consigamos urbanizar aquela área, transformar em uma área organizada, com ordem, para que tenhamos o fluxo de águas daquela região correndo da melhor maneira e sem o despejo de resíduos de esgoto não tratado”, disse Caio.

Leia também outras matérias

Contas de Wilker Barreto, na presidência da CMM, são aprovadas pelo Tribunal de Contas do AM

Redação Zero Hora AM

Instituto Social Que a Inclusão Vire Rotina recebe status de Utilidade Pública após lei do dep. Dermilson Chagas

Redação Zero Hora AM

Moradores ignoram propaganda do governo estadual de obras na AM-010 e reconhecem quem cuidou de Itacoatiara de verdade

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo