26.3 C
Manaus
16 de maio de 2024 | 23:36

Vereador Sassá é barrado ao tentar fiscalizar novo aterro sanitário de Manaus

O vereador Sassá da Construção Civil (PT) esteve na obra do novo aterro sanitário de Manaus, no ramal Itaúba, quilômetro 13 da BR-174, no bairro Tarumã, zona oeste da capital.

De acordo com o parlamentar, ao chegar ao local ele foi proibido de entrar e informado na portaria que seria necessário reagendar a visita, que foi programada pela Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Segundo Sassá, o objetivo da visita era avaliar os riscos de poluição ao lençol freático daquela área, em decorrência do chorume que escorre dos detritos.

O vereador buscava também avaliar se o aterro sanitário respeitou a distância de nascentes, igarapés, cursos de água, da fauna e da flora local.

Sem aviso

Sassá disse que não foi avisado antecipadamente sobre o cancelamento da visita de inspeção.

“Hoje fui cumprir o meu papel de fiscalizador. Cheguei ao novo aterro de Manaus para avaliar os reflexos no impacto ambiental e, para minha surpresa, fui impedido de entrar e cumprir meu papel de parlamentar”, comentou o vereador.

Segundo o parlamentar, a decisão de impedir a entrada de uma autoridade política viola uma das principais prerrogativas do vereador, a de fiscalizar os atos do Poder Executivo, conforme determinada pela Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal.

Leia também outras matérias

Câmara Mun. de Manaus aprova reajuste salarial para servidores municipais da Saúde

Redação Zero Hora AM

Sancionada Lei Federal do Capitão Alberto Neto que prorroga benefícios fiscais da ZFM e de áreas da Amazônia Ocidental até 2074

Redação Zero Hora AM

Musa do ‘Caldeirão do Huck’ é encontrada morta em casa

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo