32.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 12:13

Portal da Integridade, lançado pelo TCE-AM, promove a ética no ambiente de trabalho

Fortalecendo a ética e integridade no ambiente de trabalho, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou o ‘Portal da Integridade’, sistema que engloba ações, orientações sobre a temática, e denúncias de possíveis irregularidades funcionais.

O site é voltado para servidores, sem distinção de cargo ou função, incluindo terceirizados, estagiários e prestadores de serviços, podendo ser acessado em integridade.tce.am.gov.br.

O Portal da Integridade tem como objetivo promover a conscientização e o aculturamento de todos os servidores do TCE-AM quanto às condutas éticas esperadas no exercício de suas funções públicas.

Isso inclui a luta contra práticas de irregularidades, infrações disciplinares, fraudes e quaisquer formas de corrupção.

De olho no futuro

Implementador do projeto no TCE-AM, o conselheiro-presidente, Érico Desterro, enfatizou a importância da iniciativa, destacando que a inovação sempre foi o diferencial do TCE-AM, especialmente em relação à fiscalização e transparência das contas públicas.

“Com a implantação do Sistema de Integridade, buscamos mitigar continuamente possíveis desvios, sedimentamos caminhos, traçamos trilhas estratégicas de fiscalização e padronizamos os atos para que a atuação do Tribunal de Contas seja ainda mais fiel ao que preconiza a Constituição Federal”, destacou o presidente, conselheiro Érico Desterro.

Durante o processo de implementação do Sistema de Integridade e Compliance, o TCE-AM promoveu ações partes do programa de formação para a Cultura e Integridade Pública, destinado aos jurisdicionados e à sociedade civil.

Inspiração para órgãos públicos

O objetivo é inspirar outras instituições públicas brasileiras e construir um cenário de combate à corrupção e promoção das melhores práticas entre servidores e gestores públicos.

O Sistema de Integridade do TCE-AM se baseia em pilares essenciais como ética, governança, transparência, meritocracia, equidade, sustentabilidade, responsabilidade socioeconômica, inovação, prestação de contas e idoneidade profissional.

Cada pilar representa um conjunto de valores e princípios que orientam as ações e decisões do Tribunal.

Como parte desse projeto, foi criado um Canal de Denúncias, plataforma para relatar práticas irregulares, antiéticas, fraudes e qualquer forma de corrupção de forma anônima, com total confidencialidade.

Leia também outras matérias

Flanelinha é morto a tiros na zona sul de Manaus

Redação Zero Hora AM

Justiceiro mata dupla de assaltantes na zona leste de Manaus

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima acompanha primeiro envio de ajuda humanitária para municípios já afetados pela estiagem

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo