Vários filmes de Hollywood exploraram a possibilidade de relacionamentos afetivos entre humanos e máquinas, mas o que parecia ficção científica pode virar realidade a partir de amanhã (04-nov), quando a startup xAI, de Elon Musk, lançará seu primeiro modelo de Inteligência Artificial.
A ideia do bilionário é futuramente usar a inteligência artificial em robôs humanoides, aumentando interatividade entre androides e seres humanos.
Em uma declaração feita hoje (03-nov), Musk disse que, em certos aspectos, esse será a melhor e mais avançada IA da atualidade. A nova tecnologia será mostrada em acesso antecipado para um grupo seleto de pessoas.
Recentemente, Musk já fez diversos pronunciamentos de que lançaria uma Inteligência Artificial para rivalizar com o Google e com o ChatGPT.
O CEO da Tesla revelou a existência da startup em 12 de julho, lançando uma conta na rede social X, antigo Twitter, dedicada para a empresa de IA.
Na ocasião, foi lançado também um site que mostra apenas uma visão ambiciosa da tecnologia, desenvolvida para “compreender a verdadeira natureza do universo”.
Muitos dos membros fundadores são grandes nomes no meio tecnológico e pesquisadores renomados no desenvolvimento de IA, como Zihang Dai, antigo cientista pesquisador do Google Brain.
Na quinta-feira (2), Musk teve uma conversa com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak e elogiou o engajamento dos chineses para tratar a segurança da Inteligência Artificial, além de achar importante que EUA, Inglaterra e China estejam alinhados quando o assunto é a segurança de inteligências artificiais.
“Botão de desliga”
Na reunião, ambos concordaram com a possível necessidade de “desligamentos” físicos, para evitar que os robôs não se tornem um perigo — uma referência à franquia O Exterminador do Futuro e a outros filmes de ficção científica.