28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 18:13

Autoridades regionais e nacionais são homenageadas pelo TCE-AM com o Colar do Mérito de Contas

Em cerimônia repleta de autoridades do setor jurídico, contábil, político e empresarial, os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizaram hoje (09-nov) a entrega do ‘Colar do Mérito de Contas’, maior comenda da Corte de Contas, a 14 personalidades que se destacaram em serviços relevantes relacionados às contas públicas e administração pública no Amazonas.

O evento, que também faz alusão aos 73 anos de fundação da Corte de Contas amazonense, contou com transmissão ao vivo por meio das redes sociais, entre elas YouTube, Facebook e Instagram.

Ao iniciar a solenidade, o conselheiro-presidente Érico Desterro comentou sobre a comenda e destacou o papel meritocrático da homenagem feita a representantes de diversos setores da sociedade.

“Desde 2005 o Tribunal oferta essa homenagem para personalidades que contribuem com o controle externo do país e para a concretização dos valores republicanos e democráticos. Neste ano estamos homenageando personalidades de diversos setores entre eles empresários, membros da magistratura, autoridades eclesiásticas, entre outros, mantendo essa tradição de honrar quem merece ser honrado na vida social e também nas instituições”, disse.

Os membros do Tribunal Pleno do TCE-AM também prestigiaram o evento, entre eles os conselheiros Júlio Pinheiro, Yara Lins dos Santos, Mario de Mello, Josué Cláudio e Fabian Barbosa, além dos auditores Mário Filho e Luiz Henrique.

O evento teve ainda a participação da procuradora-geral de contas do Ministério Público de Contas (MPC), Fernanda Cantanhede.

Homenagens

Encabeçando a lista de homenageados, o governador do Amazonas, Wilson Lima, comentou sobre a representatividade de receber a homenagem da Corte de Contas amazonense.

“Me sinto muito honrado por receber essa homenagem que é um reconhecimento não só a mim, mas também aos servidores que compõem o setor público do Estado do Amazonas. Venho ao Tribunal de Contas para agradecer essa honraria e para reassumir o compromisso que eu tenho com as instituições de continuar caminhando de forma harmônica e o Estado do Amazonas está à disposição para colaborar naquilo que estiver dentro de suas competências”, destacou o governador.

Cada homenageado passou por uma votação em sessão secreta, exigindo a aprovação da maioria absoluta dos conselheiros membros do Tribunal Pleno.

A lista de agraciados incluiu também sumidades da área jurídica e política, como o governador do Pará, Helder Barbalho; o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), José Hamilton Saraiva dos Santos; a juíza federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRT-1), Vera Cruz Silveira, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti Cabral.

Completam a lista personalidades de importância regional e nacional, como o ambientalista e deputado constituinte Fábio Feldmann; o consultor da Petrobras, Marcelo Ramos; o arcebispo metropolitano e cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, entre outros.

Confira a lista completa de agraciados:

  • Albérico Rodrigues da Silva – Empresário
  • Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Ulrich Steiner – Arcebispo Metropolitano
  • Des. José Hamilton Saraiva dos Santos – Desembargador do TJAM
  • Dra. Vera Carla Nelson Cruz Silveira – Juíza Federal do TRF 1ª Região – Brasília
  • Fábio José Feldmann (SP) – Ambientalista e Deputado Constituinte
  • Harleson dos Santos Arueira – Secretário Geral de Administração do TCE-AM
  • Helder Zahluth Barbalho – Governador do Estado do Pará
  • Jeibson dos Santos Justiniano – Controlador-Geral do Estado
  • João Bosco Gomes Saraiva (Bosco Saraiva) – Superintendente da SUFRAMA
  • Marcelo Ramos Rodrigues – Consultor da Petrobras
  • Paulo Girardi – Empresário
  • Roberto Maia Cidade – Empresário
  • Wilson Miranda Lima – Governador do Amazonas

Leia também outras matérias

CARTA ABERTA AO GOVERNADOR WILSON LIMA

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima tem que ser indiciado no relatório final da CPI da Covid, exige Eduardo Braga

Redação Zero Hora AM

Prazo de avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública é divulgado pelo TCE-AM

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo