26.3 C
Manaus
17 de maio de 2024 | 05:10

Saúde e direitos dos animais são abordados em roda de conversa do TCE-AM

Com o objetivo de dar visibilidade sobre os direitos dos animais e a participação da sociedade na proteção e na defesa dos animais, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM) e da Diretoria de Relações Institucionais da Presidência (Dirip), realizou, na manhã de quinta-feira (23-nov), a roda de conversa “Saúde e Direitos dos Animais”. 

A iniciativa contou com o apoio da Comissão Especial de Proteção aos Animais (Cepa) da OAB-AM e da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA/Aleam), que já promovem ações que visam o estímulo da responsabilidade social e também o respeito a esses indíviduos.

Em sua fala de abertura, o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, discorreu sobre suas expectativas acerca do fomento de ações institucionais que pretendam sensibilizar a população sobre a proteção animal e combate aos maus-tratos.

“Acredito que, cada vez mais, a sociedade reconhece a relevância de se pensar em alternativas que possibilitem a assistência e a qualidade de vida dos animais, sendo assim espero que esse seja mais uma ação da Corte de Contas amazonense visando não só suas atividades fins, mas agora também a dignidade animal e a mobilização dos cidadãos para proteção dos mesmos”, afirmou o conselheiro-presidente, Érico Desterro.

Como especialistas da roda de conversa participaram o vereador Kennedy Marques, defensor da causa animal, a dra. Jéssica Amorim, coordenadora da CPAMA/Aleam, além da dra. Andrezza Said, integrante da CEPA/OAB-AM, e o dr. Jorge Carneiro, médico veterinário do Projeto Castramóvel da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-AM).

Foram abordados na conversa assuntos relacionados à legislação vigente a favor do direito animal e guarda responsável, assim como o bem-estar e controle reprodutivo de cães e gatos, cada uma tratando das temáticas sob diferentes perspectivas, mas visando levar à sociedade informações pertinentes para a atuação na proteção animal.

Inspiração para o evento

Desde a chegada das gatas Tereza Carolina Efigênia Amazonas e Maria Pia Catarina Amazonas, os servidores e funcionários da Corte de Contas amazonense estão ainda mais sensibilizados e comovidos quando se trata do zelo e cuidado das mascotes.

Inspirado nelas que a realização da roda de conversa foi viabilizada, propondo gerar uma comoção similar da que vem acontecendo nos espaços do Tribunal, mas agora colocando em discussão para à sociedade as necessidades e o respeito animal.

Com a permanência garantida pelo conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro, as bichanas possuem hoje livre acesso nas mais diversas áreas do Tribunal e até mesmo utensílios que assegurem o bem-estar e segurança das mesmas, como casa e crachá.

 

Leia também outras matérias

Estudantes de Direito do Iames realizam visita técnica ao TCE-AM

Redação Zero Hora AM

Lula define Manaus como sede de Centro Policial Internacional

Redação Zero Hora AM

Dep. Dermilson Chagas analisa ações da oposição ao governo do AM em 2021, na Aleam

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo