28 de novembro de 2025 | 17:27

Na COP-28, Wilson Lima diz que BR-319 é importante para combater a pobreza e garantir o desenvolvimento social

O governador do Amazonas, Wilson Lima, ressaltou, nesta segunda-feira (04-dez), durante debate na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, que a rodovia BR-319 é necessária para combater a pobreza e garantir o desenvolvimento social e que o projeto de recuperação da rodovia precisa avançar para que o estado saia do isolamento terrestre em relação ao restante do País.

Wilson Lima reafirmou que o Governo do Amazonas está disposto a cumprir as condicionantes ambientais para viabilizar o projeto de pavimentação do chamado “trecho do meio” da BR-319.

“A COP é uma oportunidade para a gente mostrar que é importante proteger a floresta, é importante proteger os recursos naturais que nós temos, mas, acima de tudo, que é necessário combater a pobreza, é necessário promover desenvolvimento social, é preciso proteger as pessoas. Porque se nós não protegermos as pessoas a gente não vai conseguir cumprir a nossa meta do desenvolvimento sustentável”, defendeu o governador Wilson Lima.

O debate “Transição econômica para a Amazônia: desenvolvimento socioeconômico de baixas emissões”, foi promovido pelo Consórcio Amazônia Legal durante a COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Além de Wilson Lima, participaram do evento os governadores Helder Barbalho (Pará), que preside o Consórcio da Amazônia Legal; Gladson Cameli (Acre), Clécio Luís (Amapá), Antônio Denarium (Roraima), Marcos Rocha (Rondônia), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Wanderlei Barbosa (Tocantins).

“Não se pode construir uma imagem de protetor da floresta colocando nossa população de joelhos. Não é justo que o povo do estado do Amazonas continue isolado do restante do Brasil. E nós não vamos permitir que impeçam que a gente tenha contato com o restante do país por estrada”, completou Wilson Lima.

O Consórcio Amazônia Legal tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável na região e é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

FOTOS: Diego Peres / Secom

Leia também outras matérias

MS: Programa ‘Computadores para Inclusão’, do Ministério das Comunicações, doa 175 máquinas para o Mato Grosso do Sul em 2024

Redação Zero Hora AM

Vereadores de Manaus retornam do recesso parlamentar utilizando nova tecnologia nas sessões plenárias

Redação Zero Hora AM

Mais de 400 famílias dos bairros Zumbi e Gilberto Mestrinho recebem registros de imóveis entregues pela Prefeitura de Manaus

fabiocosta
Carregando....