Redação ZH – A formação da chapa para o prefeito David Almeida (Avante) concorrer à reeleição tem gerado especulações no cenário político em Manaus.
Isso porque o prefeito afirmou que continuará no partido Avante, deixando de lado outras siglas com quem tinha conversado, como o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A decisão de continuar no Avante deixou preocupados vários aliados do prefeito, que sabem que o partido é considerado pequeno. O Avante tem pouco espaço no horário político da TV, sem contar o fundo partidário com pouco dinheiro.
Aliados de David insistem em levá-lo ao Partido Liberal (PL), de Bolsonaro. O problema é que a sigla já tem dois pré-candidatos, o deputado federal Alberto Neto e o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes.
David na esquerda
Por outro lado, se continuar no Avante, David Almeida fortalece os laços com os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que levam seus partidos para a coligação do prefeito.
Omar e Eduardo são ligados ao presidente Lula (PT). Neste cenário, David Almeida seria confirmado o candidato dos partidos de esquerda em Manaus.
Com a esquerda apoiando a candidatura, David fica cada vez mais distante do governador Wilson Lima (União Brasil), que segue com a direita no Amazonas e próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O fato é que David Almeida tem poucos dias para analisar o cenário político e apostar suas fichas no partido que melhor oferece condições à sua reeleição. O cerco está se fechando.