Pré-candidato à prefeitura de Manaus, o deputado Amom Mandel (Cidadania-AM) aparece com apenas 9% de rejeição entre os eleitores da capital.
É o que revela a pesquisa eleitoral divulgada hoje (15-mai) pelo Instituto Pesquisa do Norte (Ipen), que avaliou qual o nível de rejeição dos pré-candidatos ao Executivo de Manaus.
Segundo a pesquisa, em primeiro lugar aparece Marcelo Ramos (PT), com 21,3% de rejeição entre o eleitorado manauara.
Em seguida vem o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que surge com 14,5%, mais de cinco pontos de diferença em relação a Amom Mandel.
A lista continua com Wilker Barreto (Mobiliza), com 13,6%; Maria do Carmo (NOVO), com 12,9%; Roberto Cidade (União Brasil) e Alberto Neto (PL) com 11,7% e 11,2%, respectivamente.
Primeiro turno
A pesquisa perguntou também em quem os eleitores pretendem votar na eleição deste ano.
No cenário estimulado, onde os entrevistados recebem os nomes dos pré-candidatos, Amom Mandel teve empate técnico no primeiro turno, com 27,5%, contra 30,5% de David Almeida.
Em um possível segundo turno, Mandel venceria Almeida com 45,7% contra 40,7%.
A pesquisa ouviu 1.000 eleitores entre os dias 7 a 13 de maio, após a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro a Manaus.
A análise foi encomendada por um grupo de portais (BNC Amazonas, Blog do Hiel, Portal Único, Blog do Mario Adolfo e Amazonas Atual), sendo registrada junto ao TSE com o número AM-06369/2024.
A margem de erro é de 3,09% e a confiabilidade de 95%.