Pesquisas eleitorais divulgadas nesta semana mostram que o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus, Amom Mandel (Cidadania-AM), venceria em um segundo turno o atual prefeito, David Almeida (Avante).
Mas com o crescimento de Amom entre os eleitores, o pré-candidato teve seu nome envolvido em uma série de fake news.
Ontem (17-mai), um blog de Manaus divulgou que membros de sua equipe de gabinete estariam envolvidos com o Partido dos Trabalhadores (PT) e, por consequência, o pré-candidato seria apoiador da esquerda.
Porém, além de Amom ser declaradamente de Centro e tecer críticas ao atual presidente da República em diferentes ocasiões, os supostos servidores, que tiveram seus nomes e antigos salários divulgados, sequer trabalham em seu gabinete.
Emendas para Manaus
Outra notícia falsa, impulsionada por diferentes blogs nas últimas semanas, dizia que Amom Mandel não teria destinado emendas para Manaus.
No entanto, todas as emendas do parlamentar atendem diretamente a população manauara.
Cerca de R$ 10 milhões de suas emendas individuais foram selecionadas por meio de um edital participativo, onde a população votou nos projetos de seu interesse.
Os números desmentem as notícias falsas envolvendo Amom e revelam o interesse de adversários em baixar o nível da pré-campanha eleitoral, o que não é tolerado pelos eleitores.