24.3 C
Manaus
6 de outubro de 2025 | 08:53

Conta de luz: dívida deixada pela AM Energia pode ser repassada aos consumidores em Manaus

Redação ZH – Com dívida de R$ 10 bilhões, a empresa Amazonas Energia teve 11 usinas termelétricas vendidas para o grupo multinacional J&S, dos irmãos Joesley e Wesley Batista. As usinas abastecem os municípios do Amazonas, inclusive Manaus.

Junto com as usinas, o grupo J&S assumiu parte das dívidas da Amazonas Energia. O risco agora é que a dívida bilionária seja repassada às contas dos consumidores amazonenses, que teriam aumento na conta de luz.

O plano é usar a mesma tática executada anteriormente, quando dívidas acumuladas nos setores de geração e distribuição de energia foram rateadas entre os consumidores (residenciais e empresariais).

A suspeita agora é que a negociação entre a Amazonas Energia e o grupo J&S promova outro repasse aos consumidores, que teriam as contas reajustas para cima até a quitação total da dívida deixada pela Amazonas Energia.

O assunto foi discutido nesta semana na Câmara de Manaus e na Assembleia Legislativa do Amazonas.

O vereador Sassá da Construção Civil (PT) argumentou que os moradores em Manaus perderam a confiança na Amazonas Energia, o que seria “motivo suficiente para a quebra de contrato com a concessionária”.

“Meu medo é que a empresa que comprou a Amazonas Energia cobre o prejuízo nas contas do povo. Ficaremos alertas para isso não acontecer”, destacou Sassá.

Veja o vídeo.

 

Leia também outras matérias

Entre os 62 municípios do Amazonas, Itamarati surpreende pelo cuidado de suas vias e eficiência nos serviços públicos

Redação Zero Hora AM

Relatório preliminar da FAB apresenta circunstâncias do acidente com avião da Voepass

Redação Zero Hora AM

Vereador Sassá critica AM Energia por deixar Manaus às escuras

Hugo Bronzere
Carregando....