26.3 C
Manaus
4 de julho de 2024 | 11:47

Wilson Lima: Parintins precisa de um novo bumbódromo

Iniciando um novo ciclo no Festival de Parintins, o governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou ontem (28-jun) a proposta de ampliação do bumbódromo.

O governador destacou que há a concepção de um projeto inicial, mas que o projeto final será feito com a colaboração dos bois Caprichoso e Garantido, e terá a palavra final da população de Parintins.

“Aqui nesta arena não está somente a nossa arte, mas está um apelo do povo que mora nesta região. É o apelo do caboclo, do índio, do quilombola, do ribeirinho, é um grito pela preservação da Amazônia, mas, acima de tudo, um grito pela preservação do homem, do cidadão que está aqui, que mora e que preserva a Amazônia melhor do que ninguém”, disse o governador.

Após a definição do projeto final, a previsão de duração da obra é de dois anos, sem acarretar prejuízos a realização do festival enquanto estiver sendo executada.

O anúncio foi feito na presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, do prefeito de Parintins, Bi Garcia, da vereadora de Parintins, Brena Dianná, senadores, deputados, secretários de Estado e outras autoridades.

Escolha da empresa

A partir do mês de agosto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) vai iniciar o processo licitatório para a escolha da empresa que vai elaborar o projeto arquitetônico.

No mês de novembro, serão realizadas audiências públicas para ouvir a população para que os parintinenses apresentem sugestões ao projeto.

O valor total da obra será definido após a conclusão do projeto arquitetônico.

A expectativa é de que o serviço seja licitado em 2025 e o início dos trabalhos ocorra em 2026.

De acordo com o governador, o objetivo é dobrar a capacidade de espectadores.

Com a ampliação, o bumbódromo passará a ter capacidade de público de mais de 26 mil pessoas, entre arquibancadas, arquibancadas especiais e camarotes.

A reforma também vai considerar a necessidade dos bois para acesso das alegorias, além de tornar ainda mais modernos o som e iluminação do espetáculo.

Leia também outras matérias

Traficantes que levam brasileiras à Itália para ‘escravidão sexual’ são investigados pela PF

Redação Zero Hora AM

Sex shops para evangélicos estão cada vez mais populares no Brasil

Redação Zero Hora AM

Amazonas participa do maior evento municipalista da América Latina

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo