21 de dezembro de 2025 | 21:48

Maduro é reeleito para comandar a Venezuela por mais 6 anos

O atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), foi reeleito para mais um mandato de 6 anos nas eleições de domingo (28.jul). O chavista está no poder desde 2013. A posse do venezuelano será em janeiro de 2025.

O anúncio foi feito pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral) por volta das 1h15 (horário de Brasília) desta 2ª feira (29.jul).  Com 80% das urnas apuradas, Maduro obteve 51,2% dos votos (5.150.092), contra 44% (4.445.978) do candidato da oposição, Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita).

Durante a apuração das urnas, ONGs e integrantes da oposição ao governo afirmam sofrer hostilidade em alguns locais de votação.  Segundo a ONG Provea, as “testemunhas” da eleição (“testigos”, em espanhol) foram impedidas de entrar nas salas de votação para acompanhar a contagem dos votos. As testemunhas são venezuelanos que podem participar como observadores na apuração.

Em uma das várias postagens nas redes sociais, a Provea afirma que motociclistas paramilitares amedrontaram eleitores que esperavam os resultados em frente aos centros de votação.

Leia também outras matérias

Tubarões nos EUA estão viciados em cocaína jogada fora por traficantes

Redação Zero Hora AM

Homem é metralh@do com 10 tiros na cabeça, ao sair de academia em Manaus

Redação Zero Hora AM

Opção para férias: população pode agendar visita ao museu interativo de ciências e às estações de água e esgoto, em Manaus

fabiocosta
Carregando....