As convenções partidárias se aproximam e o grande mistério que cerca a campanha da pré-candidata à prefeitura de Parintins, Brena Dianná, é o vice ou a vice para compor a chapa.
Mateus Aassayg, o ´pré-candidato do prefeito Frank Bi Garcia, apresentou no último sábado (27-jul), a vereadora Vanessa Gonçalves como sua vice.
Como a indicação era dada como carta marcada, não houve estardalhaço na cidade.
Brena, ao contrário do adversário que só tinha um nome para caminhar junto, tem três opções para escolher. Os postulantes ao cargo de vice têm posturas diferentes e currículos contrastantes.
Israel Paulain (Cidadania) é conhecido por ser apresentador do Boi Garantido. É popular na Ilha Tupinambarana por alegrar a galera do branco e vermelho.
Mas quanto se trata do campo político, não tem muita expressão. Tentou ser prefeito três vezes em Nhamundá. Fracassou em todas as tentativas. Atualmente, é suplente do deputado federal Amom Mandel.
A advogada Michelle Valadares, que está fazendo pré-campanha para prefeita pelo partido NOVO, é um possibilidade para a composição com Brena.
No entanto, ao avaliar as pesquisas eleitorais divulgadas, em 2023 e 2024, o desempenho da ex-mulher de Bi Garcia tem caído sensivelmente.
Em junho de 2023, Michele tinha na pesquisa estimulada 19,4% e Brena, 23,4%. Em junho deste ano, enquanto Brena chegou a 46,52%, Michele caiu para 13,06%.
Há quem diga que a desidratação eleitoral da ex-primeira-dama é muito maior e que juntar o nome ao da mineira, não seria uma alternativa boa.
A melhor opção
Massilon Cursino (PSB) foi o vereador eleito com o maior número de votos na última eleição, em 2020. Ocupou cadeira na Câmara Municipal de Parintins após conquistar 1.609 votos.
Embora esteja no primeiro mandato, é amplamente conhecido e respeitado por integrar o quadro de servidores da Secretaria de Estado da Fazenda. Foi chefe da Agência da Sefaz de Parintins.
Por ser economista, professor universitário e bacharel em Direito detém conhecimentos como Lei Orçamentária, captação de recursos via emendas parlamentares, despesa e receita pública, fundamentais para Brena Dianná fazer uma boa administração.
Além disso, ele vem de uma família de políticos influentes. Os irmãos Messias Cursino e Tony Medeiros foram vice-prefeitos em Parintins.
Tony também foi deputado estadual. A experiência dos irmãos abriu caminho para o caçula Massilon, que tem livre trânsito com políticos do Amazonas, como o governador Wilson Lima, a quem tem sido fiel, parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado e bancada do Amazonas no Congresso Nacional.