Com mais de 1.600 pessoas em situação de rua, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Dermilson Chagas (PSB) critica a omissão do Poder Público e alerta para mudanças na alocação de recursos para os Fundos Municipais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade em Manaus.
Segundo Dermilson Chagas, candidato a vereador de Manaus, a ausência de políticas públicas e ações efetivas voltadas para as pessoas em situação de rua é um reflexo do descaso do Poder Público.
“Atualmente, a política de acolhimento para essas pessoas praticamente não existe. É fundamental que a Lei Orçamentária Anual enviada pela prefeitura de Manaus seja revisada com urgência, pois os recursos aprovados são insuficientes para os Fundos Municipais de Assistência Social. A revisão e discussão desses valores são imprescindíveis para garantir uma alocação responsável e transparente dos recursos”, afirma Chagas.
Orçamento aprovado pela CMM
No orçamento aprovado pela Câmara Municipal de Manaus, foram destinados apenas R$ 2 mil para cada Fundo Municipal, como os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, Apoio à Pessoa com Deficiência e Antidrogas. Esses valores são insuficientes para atender à crescente demanda e comprometem a dignidade de milhares de pessoas na capita amazonense.
O candidato reforça a sua posição como uma voz ativa em defesa dos mais vulneráveis e em busca de soluções concretas para a cidade.
Ele destaca a necessidade de uma mudança urgente na abordagem das políticas de assistência social.
“A população de Manaus merece gestores públicos que tenham coragem, visão e verdadeiro compromisso para enfrentar esses desafios de frente,” afirma Dermilson Chagas.