30.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 22:19

Governo do Amazonas investe mais de R$ 3,1 milhões em obras e equipamentos, no HPS 28 de Agosto

O Governo do Amazonas está investindo mais de R$ 3,1 milhões em obras de reforma e revitalização e na instalação de equipamentos de última geração, no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus.

A unidade, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), atende, aproximadamente, 10 mil pacientes por mês. Realiza procedimentos de alta complexidade e possui um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) que é referência na região Norte. Este ano, de janeiro a setembro, a unidade já realizou 1.843.269 de exames, considerando os clínicos e os de imagens, que são considerados de alta complexidade.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, os investimentos que estão sendo realizados no Hospital 28 de Agosto fazem parte do Programa Saúde Amazonas, criado pelo governador Wilson Lima, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços da rede pública e de otimizar a estrutura de atendimento.

Com os investimentos, o HPS 28 de Agosto passou a contar com um laboratório de análises clínicas totalmente automatizado e com os mais modernos equipamentos de raio-X, tomografia e ultrassonografia, capazes de dar maior precisão aos diagnósticos e reduzir o tempo de espera do paciente.

“Temos trabalhado incessantemente para aprimorar as nossas estruturas e oferecer o melhor atendimento à população”, enfatiza a secretária Nayara Maksoud. Em breve, disse ela, o hospital também vai contar com uma sala de ressonância com tecnologia de ponta. As obras estão em andamento.

Análises clínicas

Considerado um dos mais avançados da região Norte, o Laboratório de Análises Clínicas do HPS 28 de Agosto já coletou e analisou 1.754.281 exames, de janeiro a setembro deste ano. A estrutura possui os mais modernos equipamentos de bioquímica, hematologia e microbiologia, com alta precisão e desempenho, que oferecem melhor eficiência nos resultados dos exames, em um menor espaço de tempo.

“O laboratório é todo automatizado e interfaceado. Ou seja, quando os resultados ficam prontos, eles podem ser abertos diretamente no computador do médico, sem a necessidade da impressão, por exemplo”, explica a médica cirurgiã Lana Rodrigues. “A gente consegue dar mais agilidade ao tratamento. O paciente de trauma requer uma atenção especial e uma intervenção rápida. Contar com equipamentos que dão mais precisão aos diagnósticos é muito importante para salvar vidas”, frisa a médica.

• Siga o Portal Zero Hora Amazonas no Facebook aqui
• Siga o Portal Zero Hora Amazonas no Instagram aqui

O interfaceamento dos sistemas possibilitou, inclusive, o aprimoramento de exames de imagem como raio-X, tomografia, ultrassonografia que, juntos, somam 88.988 procedimentos, entre janeiro a setembro deste ano. Desse número total, o hospital realizou 46.614 exames de raio-X e 3.733 ultrassonografias. E em relação à tomografia, procedimento capaz de detectar as menores lesões, fraturas ou tumores, contribuindo para o diagnóstico precoce, o HPS 28 de Agosto registrou 38.641 exames.

Leia também outras matérias

Manaus tem o melhor índice de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre municípios do Estado

Redação Zero Hora AM

Personal trainer morre atropelado em avenida de Manaus

Redação Zero Hora AM

Projeto Jovens Pioneiros chega à quarta edição com participação de 50 alunos de escolas públicas de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo