26.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 06:23

TCE-AM reelege conselheira-presidente Yara Lins para o biênio 2026-2027

Em decisão histórica no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins foi reeleita para liderar a Corte no biênio 2026-2027.

Com essa recondução, aprovada após alteração no regimento do tribunal pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Yara se torna a primeira conselheira a conquistar um mandato consecutivo na história do TCE-AM.

Primeira mulher a presidir a Corte entre 2018 e 2019, Yara Amazônia Lins retornou à presidência em eleição realizada em 2023 para gerir o biênio 2024-2025 e, agora, será a primeira a liderar a instituição por três mandatos.

A reeleição de Yara e do novo corpo diretivo do TCE-AM aconteceu durante sessão extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira (7-nov), por cinco votos favoráveis e um voto em branco.

Voto dos conselheiros

Votaram os conselheiros Érico Desterro, Josué Cláudio Neto, Mario de Mello e a própria conselheira-presidente, além dos conselheiros Júlio Pinheiro e Luis Fabian Barbosa, que votaram por meio de carta.

O conselheiro Ari Moutinho Júnior, em gozo de férias, não manifestou interesse em participar do pleito.

Alteração no regimento

A decisão da Aleam, que alterou dispositivos das Leis nº 2.423/1996 (Lei Orgânica do TCE-AM) e nº 4.743/2018 (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações), teve aprovação unânime pelos deputados da casa e foi fundamentada pelo objetivo de alinhar o tribunal amazonense a práticas vigentes em outras cortes de contas estaduais e federais, como os Tribunais de Contas do Pará, do Ceará e da União.

A partir de agora, os conselheiros elegem cargos como presidente, vice-presidente, corregedor-geral, ouvidor e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas, para mandatos de dois anos, com permissão para uma nova recondução aos mesmos cargos.

A convocação para nova eleição pode ser realizada após um ano do último pleito.

Novo corpo diretivo para 2026-2027

Na mesma eleição, o colegiado elegeu o conselheiro Josué Cláudio Neto como vice-presidente da corte de contas amazonense.

Já a corregedoria do Tribunal ficará  sob gestão do conselheiro Luis Fabian Barbosa.

A coordenação da Escola de Contas Públicas continuará com o conselheiro Júlio Pinheiro, que ocupará o cargo pela terceira vez e o conselheiro Mario de Mello seguirá nas atividades da Ouvidoria.

A definição da presidência da 1ª e 2ª Câmara do TCE-AM será feita durante a 1ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno de 2026.

Presidente: Yara Amazônia Lins

Vice-presidente: Josué Cláudio Neto

Corregedor: Luis Fabian Barbosa

Ouvidor: Mario de Mello

Coordenador da Escola de Contas Públicas: Júlio Pinheiro

Leia também outras matérias

Programa Peixe na Mesa: mais de 500 famílias recebem jaraquis em Rio Preto da Eva

Redação Zero Hora AM

Vídeo mostra ex-apresentadora da Globo cantando no carro, minutos antes de morrer em acidente na estrada

Redação Zero Hora AM

Wilker Barreto destaca importância da identificação do Porte de Arma na carteira digital dos PMs

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo