Garrafas PET, plásticos, madeira e até carcaças de eletrodomésticos foram retirados hoje (27-nov) do igarapé da avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova, zona norte da capital.
A operação limpeza é executada pela prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
A ação mobiliza dezenas de trabalhadores e máquinas pesadas para remover uma grande quantidade de resíduos acumulados após as fortes chuvas dos últimos dias.
Descarte irregular de lixo
Segundo a Semulsp, os resíduos foram arrastados pelas águas, evidenciando o problema do descarte irregular realizado pela população.
De acordo com o secretário da Semulsp, Sabá Reis, a limpeza urbana é um desafio que vai além das ações da prefeitura e exige mais participação dos cidadãos.
“A prefeitura está fazendo a sua parte, mas é imprescindível que a população colabore. O lixo descartado, de forma incorreta, acaba sendo levado pela chuva, causando danos ao meio ambiente e à comunidade”, destacou o secretário.
A prefeitura alerta que o descarte irregular prejudica a fauna e a flora dos igarapés e compromete o sistema de drenagem da cidade, agravando os riscos de enchentes e outros transtornos.