25.3 C
Manaus
12 de dezembro de 2024 | 00:51

Manaus testa ônibus Mercedes-Benz “Super Padron” para ver viabilidade nas linhas municipais

A prefeitura de Manaus e as empresas de ônibus da cidade começaram nesta semana a testar o modelo O 500 R Super Padron, da Mercedes-Benz para verificar a viabilidade do modelo para o sistema municipal.

O modelo tem capacidade para até 100 passageiros e 14 metros de comprimento, sendo intermediário entre os modelos padrons de até 13,2 metros e os articulados a partir de 18 metros com a vantagem de ter apenas dois eixos.

Para a avaliação, segundo a prefeitura, foi criada a linha teste com a numeração 300.1, que trafega apenas na faixa azul e faz o trajeto que inicia no Terminal 3 (Cidade Nova), passando pelas estações de transferência Parque das Nações (E4), Santos Dumont (E3), Arena da Amazônia (E2), São Jorge (E1), em direção ao Terminal 1. O ponto de embarque e desembarque dos passageiros ocorre somente nos terminais e estações, garantindo mais rapidez no deslocamento.

A proposta inicial, ainda de acordo com a administração, por meio de nota, é que a linha seja operada a cada duas semanas por uma empresa diferente do sistema. Dessa forma, será possível treinar operadores do transporte coletivo, visando à utilização desses novos modelos de veículos que serão adquiridos.

Os testes terão a avalição do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da prefeitura, e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).

Na mesma nota, o prefeito de Manaus, David Almeida, disse que a intenção é que sejam adquiridos pelas empresas do município, inicialmente, 30 ônibus nesta configuração e dez elétricos.

“A operação desse novo modelo de ônibus, em fase de teste, faz parte do planejamento da gestão municipal de colocar esses veículos agregados ao sistema e à disposição da população de Manaus, dentro de uma série de medidas de melhorias para o transporte coletivo da nossa cidade. Vamos adquirir, em breve, 30 ônibus como esse e outros dez elétricos, para avançar mais nessa questão da mobilidade urbana”, disse

O ÔNIBUS:

O modelo que está sendo avaliado é o Mercedes-Benz 500 R Super Padron com carroceria Caio modelo Millennium IV.

Diário do Transporte mostrou em primeira mão o lançamento oficial do modelo em 17 de março de 2021.

O chassi é 4×2 (dois eixos) com motor traseiro e piso alto, ou seja, com degraus e elevador para acessibilidade.

A capacidade pode chegar a 100 passageiro e, por ser de piso alto, o veículo pode ser adaptado para embarque e desembarque em plataformas de estações e terminais de BRTs (sistemas de corredores Bus Rapid Transit).

Veja mais detalhes em:

https://diariodotransporte.com.br/2021/03/17/mercedes-benz-lanca-chassi-padron/

Leia também outras matérias

Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos

Redação Zero Hora AM

Moraes analisará relatório que questiona eleição se PL apresentar dados de 1º turno

Redação Zero Hora AM

Artigo – Presente amargo e indigesto para as festas de final ano dos amazonenses

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo