A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), intensifica a partir de hoje (23-jan) as ações de arborização da capital, com o plantio de 500 árvores.
A ação abrange uma extensão de 4,8 quilômetros da avenida Max Teixeira, no trecho entre a avenida Torquato Tapajós e o Terminal de Integração 3, do bairro Cidade Nova, zona norte.
A ação contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, que plantou mudas, com o apoio do titular da Semmasclima, Fransuá Matos.
Mais sombras e flores
As árvores plantadas no canteiro central da avenida Max Teixeira são predominantemente de oiti, que oferece excelente sombreamento na fase adulta, e a pata-de-vaca, cuja floração é a maior característica.
A ação de arborização faz parte da meta histórica estabelecida pela gestão ambiental municipal de plantio de 15 mil novas mudas em 2025, o triplo em comparação ao ano anterior.
O departamento de Arborização da Semmasclima realiza o mapeamento das áreas públicas que necessitam de arborização.
“Etapa eficaz para gente conseguir cuidar das mudas e garantir a sobrevivência delas a longo prazo. Como o próprio vice-prefeito disse, mais do que plantar, cuidar e manter é necessário”, disse o diretor de Arborização e Sustentabilidade da Semmasclima, Deyvson Braga.
As próximas grandes avenidas a receberem arborização pela Prefeitura de Manaus são Santos Dumont, Torquato Tapajós e avenida Tarumã, todas na zona norte da cidade.
No total, está previsto o plantio de 500 mudas nestas vias.