22 de agosto de 2025 | 02:33

Evento sobre emergência climática começa hoje (13), com apoio do TCE-AM

Para ampliar e aprofundar as discussões sobre o Controle Externo Ambiental, especialmente no combate às queimadas e ao desmatamento ilegal, começou hoje (13-fev) o Webinar: Emergência Climática – Tribunais de Contas e Indução das Políticas Públicas Ambientais.

O evento que conta com apoio do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e tem transmissão ao vivo pelo YouTube da Escola de Contas Públicas (ECP).

Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o encontro online contará com a participação de especialistas e membros dos Tribunais de Contas de todo o País.

Entre eles o procurador Ruy Marcelo, do Ministério Público de Contas (MPC-AM), que estará no painel sobre a crise climática e o papel dos Tribunais de Contas e também irá apresentar a Nota Técnica Conjunta 01/2024, que orientará a atuação dos órgãos de controle frente à crise climática e seus impactos sociais.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a fiscalização ambiental.

“Nosso papel é garantir que as políticas ambientais sejam efetivas e cumpram seu objetivo de proteger a floresta e as populações impactadas. O apoio do TCE-AM a esse debate reflete nossa dedicação em fortalecer a fiscalização e o controle ambiental”, afirmou.

Políticas climáticas

O conselheiro Júlio Pinheiro, representante do TCE-AM para assuntos ambientais, destacou o papel dos Tribunais de Contas na indução de políticas sustentáveis.

“Os Tribunais de Contas têm um papel estratégico na indução de políticas públicas ambientais. Esse webinar permitirá o compartilhamento de boas práticas e a elaboração de diretrizes que fortalecerão nossa atuação na fiscalização ambiental”, ressaltou.

Programação

A programação do evento será dividida em três dias. No primeiro, no dia 13 de fevereiro, das 10h às 12h, haverá a abertura oficial com representantes da Atricon e do IRB, seguida da palestra Crise Climática e Eventos Extremos: desafios para prevenção e controle de políticas ambientais, ministrada pelo cientista Carlos Nobre.

Também serão realizados painéis sobre as consequências do desmatamento e queimadas, prevenção e combate a esses problemas e o papel dos Tribunais de Contas na fiscalização ambiental.

No segundo dia, em 20 de fevereiro, das 10h às 12h30, serão apresentadas boas práticas, incluindo a Nota Técnica Conjunta 01/2024 e o Anuário Estadual de Mudanças Climáticas, além de experiências compartilhadas por auditores de Tribunais de Contas e discussões sobre tecnologias para monitoramento ambiental.

O último dia, 27 de fevereiro, será dedicado à elaboração da Nota Técnica, consolidando as propostas e diretrizes formuladas ao longo do evento.

O evento será transmitido pelo canal do TCE-AM no YouTube.

Leia também outras matérias

Homem espanca namorada até a m0rte em motel e foge só de cueca pulando o muro

Hugo Bronzere

Proposta: Pará pode ser desmembrado e dar origem ao Estado do Tapajós

Redação Zero Hora AM

Proposta do deputado Wilker Barreto para que gás de cozinha não tenha aumento ganha força na Aleam

Redação Zero Hora AM
Carregando....