No Carnaval deste ano, Manaus tem 110 bandas e blocos carnavalescos realizados com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult).
O número é resultado do edital promovido pela prefeitura, que selecionou os eventos que recebem apoio do Executivo Municipal.
Com bandas e blocos já acontecendo em diferentes pontos da cidade, o impacto cultural e econômico se torna cada vez mais evidente, beneficiando trabalhadores, empreendedores e a população que prestigia a festa.
O diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, destaca que o edital foi estruturado para garantir não apenas o apoio, mas para preparar os organizadores dos eventos, assegurando que cada banda ou bloco estajam apto a realizar suas festividades com qualidade e segurança.
“Este edital teve um diferencial importante: além de fomentar 110 bandas e blocos, formamos uma comissão técnica para auxiliar os organizadores em todas as etapas do processo”, explico Jender Lobato.
“Hoje, vemos as bandas e blocos acontecendo, movimentando a cultura e a economia da cidade, e a Manauscult celebra esse momento, junto com cada coordenador de banda e bloco”, acrescentou.
Carnaval tradicional de rua
O Carnaval de rua é uma das manifestações culturais mais tradicionais de Manaus e tem um impacto direto na economia local.
A realização das bandas e blocos gera renda para ambulantes, técnicos de som, músicos, costureiras, produtores culturais e muitos outros profissionais que encontram na festa uma oportunidade de trabalho e crescimento.
Além disso, o comércio e o setor de serviços, como bares, restaurantes e transportes, também são impulsionados pela movimentação dos foliões.