O prefeito de Manaus, David Almeida, participou hoje (25-mar) da cerimônia de integração dos novos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O evento, realizado no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), acolheu os 745 profissionais aprovados em concurso público e que passaram a integrar a rede municipal de saúde entre abril de 2024 e março de 2025.
No evento, o prefeito destacou os avanços na saúde municipal e o compromisso da gestão com a ampliação dos serviços.
“Quando assumimos a prefeitura, estávamos no meio da pandemia e enfrentamos um grande desafio. Manaus tinha uma baixa cobertura de atenção primária, mas, com muito trabalho, chegamos a 91%”, relembrou David Almeida.
“Hoje, os sete serviços oferecidos na nossa rede são aferidos pelo Ministério da Saúde e, há sete quadrimestres consecutivos, Manaus é reconhecida como a capital com a melhor atenção primária do Brasil”, acrescentou.
Aprovados no concurso
O prefeito ressaltou que todos os aprovados no concurso público da Semsa já foram convocados, além de 45% do cadastro reserva, e anunciou novas convocações, conforme a expansão da rede.
“Fizemos obras em 123 unidades de saúde e já entregamos cem delas. Temos 23 unidades em construção, incluindo grandes centros e laboratórios. À medida que inaugurarmos essas unidades, vamos chamar mais profissionais do cadastro reserva. Em abril, entregamos uma nova unidade, em maio mais uma e, em junho, outra”, disse David.
“E a grande novidade: no segundo semestre, iniciaremos a construção do primeiro Hospital Municipal de Manaus, o Hospital Dia. Isso significa ainda mais oportunidades para vocês, que terão a chance de fazer parte dessa nova fase da saúde pública da nossa cidade”, anunciou o prefeito.
Mais convocados em breve
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a integração tem um papel essencial na adaptação dos novos profissionais à rede municipal.
“Estamos acolhendo mais de 700 novos servidores, reforçando nosso compromisso com a saúde pública. Essa integração é fundamental para que eles compreendam os princípios da atenção básica e do SUS, garantindo que cada um saiba o funcionamento da Semsa e sua importância dentro do sistema. Realizamos o concurso, inicialmente, para 2.001 vagas, mas já convocamos mais de 2.800 profissionais, sendo 2.600 já em exercício. Além disso, seguimos chamando conforme a necessidade do serviço. A expansão da rede tem sido um marco na nossa gestão, passando de 42% para 91% de cobertura da atenção básica, e a chegada desses servidores é essencial para manter esse avanço”, explicou Shádia.
Veja a entrevista de David Almeida.