25.3 C
Manaus
22 de maio de 2025 | 05:18

David Almeida participa da integração de novos servidores da Semsa e anuncia ampliação da rede de Saúde

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou hoje (25-mar) da cerimônia de integração dos novos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O evento, realizado no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), acolheu os 745 profissionais aprovados em concurso público e que passaram a integrar a rede municipal de saúde entre abril de 2024 e março de 2025.

No evento, o prefeito destacou os avanços na saúde municipal e o compromisso da gestão com a ampliação dos serviços.

“Quando assumimos a prefeitura, estávamos no meio da pandemia e enfrentamos um grande desafio. Manaus tinha uma baixa cobertura de atenção primária, mas, com muito trabalho, chegamos a 91%”, relembrou David Almeida.

“Hoje, os sete serviços oferecidos na nossa rede são aferidos pelo Ministério da Saúde e, há sete quadrimestres consecutivos, Manaus é reconhecida como a capital com a melhor atenção primária do Brasil”, acrescentou.

Aprovados no concurso

O prefeito ressaltou que todos os aprovados no concurso público da Semsa já foram convocados, além de 45% do cadastro reserva, e anunciou novas convocações, conforme a expansão da rede.

“Fizemos obras em 123 unidades de saúde e já entregamos cem delas. Temos 23 unidades em construção, incluindo grandes centros e laboratórios. À medida que inaugurarmos essas unidades, vamos chamar mais profissionais do cadastro reserva. Em abril, entregamos uma nova unidade, em maio mais uma e, em junho, outra”, disse David.

“E a grande novidade: no segundo semestre, iniciaremos a construção do primeiro Hospital Municipal de Manaus, o Hospital Dia. Isso significa ainda mais oportunidades para vocês, que terão a chance de fazer parte dessa nova fase da saúde pública da nossa cidade”, anunciou o prefeito.

Mais convocados em breve

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a integração tem um papel essencial na adaptação dos novos profissionais à rede municipal.

“Estamos acolhendo mais de 700 novos servidores, reforçando nosso compromisso com a saúde pública. Essa integração é fundamental para que eles compreendam os princípios da atenção básica e do SUS, garantindo que cada um saiba o funcionamento da Semsa e sua importância dentro do sistema. Realizamos o concurso, inicialmente, para 2.001 vagas, mas já convocamos mais de 2.800 profissionais, sendo 2.600 já em exercício. Além disso, seguimos chamando conforme a necessidade do serviço. A expansão da rede tem sido um marco na nossa gestão, passando de 42% para 91% de cobertura da atenção básica, e a chegada desses servidores é essencial para manter esse avanço”, explicou Shádia.

Veja a entrevista de David Almeida.

Leia também outras matérias

Programa Bolsa Universidade 2025 tem resultado preliminar divulgado pela prefeitura de Manaus

Hugo Bronzere

Pesquisa com bactérias na Amazônia pode desenvolver novos medicamentos

Redação Zero Hora AM

É verdade que o Pix vai ser taxado?

Redação Zero Hora AM
Carregando....