O prefeito de Manaus, David Almeida, voltou hoje (09-abr) ao local onde é instalada a primeira estação meteorológica da cidade, na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), no bairro Compensa.
A ação faz parte de um projeto inédito da gestão municipal, que prevê a implantação de nove estações em pontos estratégicos da capital, criando a primeira rede de monitoramento climático própria da cidade.
“Estamos instalando a torre e a antena da primeira estação meteorológica da Prefeitura de Manaus. Esta será a primeira de nove estações espalhadas por toda a cidade, formando uma verdadeira rede de proteção climática”, destacou o prefeito David Almeida, durante visita técnica.
Monitoramento em tempo real
O prefeito explicou que cada estação fará a leitura de nove variáveis meteorológicas essenciais, garantindo dados em tempo real para uma gestão mais eficiente e estratégica.
“Teremos sensores de chuva, radiação solar, umidade, velocidade do vento e outros. Com essas informações, conseguiremos planejar melhor nossas ações e proteger ainda mais a nossa população”, completou.
Tecnologia de ponta
As estações contam com nove sensores de alta precisão, capazes de monitorar, em tempo real, variáveis essenciais para a previsão do tempo e prevenção de desastres.
Entre eles, sensores de temperatura e umidade do ar, pluviômetro, velocidade e direção do vento, radiação solar, pressão atmosférica, além de sensores de temperatura e umidade do solo.
Todos os dados serão transmitidos, via satélite, por meio de uma antena instalada em uma torre de dez metros de altura, garantindo precisão e confiabilidade.
As estações seguirão diretrizes da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e serão posicionadas em regiões representativas da cidade, como escolas, parques e unidades de saúde.
A iniciativa vai permitir a identificação de padrões climáticos, prevenção de alagamentos, melhoria na gestão de recursos hídricos e mais segurança para a população.