22 de abril de 2025 | 00:49

Arcebispo de Manaus poderá ser o novo Papa; entenda

Por: Fábio Costa (jornalista chefe do Portal Zero Hora Amazonas)

Redação ZH O cardeal Leonardo Steiner, de 74 anos, arcebispo de Manaus, é um dos sete cardeais do Brasil previstos para o Conclave – o processo eleitoral que determinará o próximo papa. Na coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (21-abr), dom Leonardo Steiner declarou que está à espera da convocação.

“Como cardeal eletivo, devo ser chamado para a eleição, assim como todos os cardeais com menos de oitenta anos. Certamente seremos convidados para participar das cerimônias de sepultamento”, afirmou o arcebispo. Ele declarou: “Não devo ser eu, não”, ao ser questionado sobre a possibilidade de ser escolhido para participar do Conclave.

Dom Zenildo Lima, vice-presidente da Conferência Eclesiástica da Amazônia, também falou sobre a possível sucessão de Francisco. Existe um ditado no Conclave que afirma: ‘quem entra papa sai cardeal’. Não há essa questão de nomes que se sobressaem, os mais escolhidos. Zenildo acrescentou que as suposições são formadas, porém, nem sempre se concretizam.

A morte do Papa Francisco deve iniciar o processo de escolha em até 20 dias. Somente os cardeais com menos de 80 anos possuem o direito de votar, apesar de todos os cardeais poderem ser eleitos. A quantidade de votantes não pode exceder 120.

Dom Leonardo destacou o legado do papa Francisco e declarou que ele rompeu barreiras: “O método de acolhimento dos homossexuais, acolhendo ao invés de rejeitar e condenar, este respeito pela pessoa humana, fez dele um papa acolhedor e respeitador”.

Possíveis nomes

De acordo com o Vaticano, 138 cardeais estão habilitados a votar. No Brasil, além de Dom Leonardo, estão habilitados: Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, com 65 anos; Jaime Spengler, com 64 anos, arcebispo de Porto Alegre; Orani Tempesta, com 74 anos, arcebispo do Rio de Janeiro; Paulo Cezar Costa, com 57 anos, arcebispo de Brasília; e João Braz de Aviz, com 77 anos, igualmente de Brasília.

Leonardo Steiner

Leonardo Steiner recebeu o título de arcebispo de Manaus em 2019. Foi nomeado cardinal em 2022 pelo papa Francisco. Dessa maneira, ele se tornou o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. “Vamos pedir a Deus que nos surpreenda novamente”, afirmou o arcebispo de Manaus.

Homenagens em Manaus

Dom Leonardo anunciou que se reunirá com os quatro bispos de Manaus para decidir quais homenagens serão prestadas ao papa Francisco, com celebração de missas ou apenas no sétimo dia de falecimento do Papa Francisco. 

#Compartilhe
Leia mais

Morre o Papa Francisco aos 88 anos, conheça sua trajetória

Leia também outras matérias

Chega a 364 o número de municípios gaúchos atingidos por fortes chuvas

Redação Zero Hora AM

Homem é executado com nove tiros após jogo do Brasil

Redação Zero Hora AM

Pista de pouso e decolagem do aeroporto de Manaus ficará fechada 8 horas por dia até janeiro de 2024

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com