22 de agosto de 2025 | 01:11

Bolsonaro deixa hoje a UTI, mas continua internado

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) deixou hoje (30-abr) à tarde a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, 17 dias após cirurgia no intestino.

Amigos de Bolsonaro confirmaram à reportagem que o ex-presidente está em um quarto de semi-UTI e, ainda hoje, será transferido para um quarto normal, onde permanecerá em recuperação.

No dia 13 de abril, Bolsonaro passou por cirurgia que durou 12 horas, com o objetivo de realizar a remoção de aderências intestinais — conhecidas como bridas — e a reconstrução de parte da parede abdominal.

Essas alterações são comuns em pacientes que passaram por cirurgias abdominais anteriores e podem causar dor, obstruções e outros sintomas.

Remoção da sonda

Ontem (29-abr), a equipe médica removeu a sonda nasogástrica de Bolsonaro.

A sonda é um procedimento utilizado em pacientes para drenar secreção gástrica e aliviar a pressão do estômago. Ela é usada enquanto o aparelho digestivo está sem movimentos.

Segundo os médicos, Bolsonaro apresentou melhora clínica nos últimos dias. Os exames mais recentes confirmaram evolução no quadro de saúde, com funcionamento regular do intestino e retirada das sondas.

Ele já consegue ingerir líquidos por via oral e está sendo alimentado com dieta líquida, o que inclui o consumo de água, chá e gelatina.

Leia também outras matérias

Fase final da construção do complexo viário Rei Pelé é vistoriada por David Almeida

Hugo Bronzere

Ministério Público do AM vai apurar cobrança irregular de estacionamento no festival do CSU, após denúncia de Wilker Barreto

Hugo Bronzere

Manaus está entre as cidades que mais investiram em saneamento básico

Redação Zero Hora AM
Carregando....