31.3 C
Manaus
6 de outubro de 2025 | 18:00

Desvios no INSS: pedido de impeachment de Lula é protocolado na Câmara dos Deputados

Foi protocolado hoje, na Câmara dos Deputados, o pedido de impeachment do presidente Lula. O documento é assinado pelo deputado bolsonarista Evair Vieira de Melo (PP) e foi motivado pelos descontos indevidos praticados pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), no recente escândalo do INSS.

O sindicato é administrado por José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão de Lula, de 83 anos.

Crescimento suspeito

O pedido de impeachment alega que uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou um aumento de R$ 100 milhões no faturamento do sindicado entre os anos de 2021 e 2023, a partir de descontos ilegais na folha de pagamento de seus associados.

Foto: deputado Evair Vieira de Melo (PP)/ Divulgação Câmara dos Deputados 

“Nesse período, o número de filiados expandiu de 170 mil para aproximadamente 420 mil associados”, diz o documento.

“O salto coincide, desse modo, com o período que o TCU descreve como o auge da ‘farra dos descontos’, quando aposentados e pensionistas tiveram valores abatidos diretamente da folha de pagamento do benefício.

Quem é Frei Chico?

O Sindnapi tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, “irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirma o pedido de impeachment.

“A presença de Frei Chico na vice-presidência do Sindnapi e a ausência de medidas corretivas por parte do presidente Lula diante das irregularidades apontadas agravam a situação, as quais indicam possível conflito de interesses e comprometimento da probidade administrativa”, diz o pedido.

Leia também outras matérias

Cortejo do Rei passa pela casa da mãe de Pelé

Redação Zero Hora AM

Fusões e aquisições dobram no primeiro trimestre de 2025

Redação Zero Hora AM

Incêndio destrói fábrica do Distrito Industrial de Manaus, Bombeiros estão no local para conter as chamas

Redação Zero Hora AM
Carregando....