30.3 C
Manaus
7 de julho de 2025 | 12:58

TCE-AM participa de encontro nacional de boas práticas dos Tribunais de Contas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participa, entre os dias 13 e 15 de maio, do 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), realizado em São Paulo.

Durante o evento, a Corte de Contas amazonense irá apresentar duas iniciativas de destaque desenvolvidas por seus servidores, reforçando o protagonismo nacional do Tribunal na modernização da gestão pública e no fortalecimento do controle externo.

“Esse tipo de encontro com gestores e técnicos de todo o país é sempre uma oportunidade valiosa de qualificação e avanço institucional. Desta vez, mais do que nunca, mostramos que o Tribunal de Contas do Amazonas está em evidência”, destacou a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins.

Pelo segundo ano consecutivo, nossas boas práticas foram selecionadas e nossos servidores apresentarão dois projetos de impacto, que demonstram nosso compromisso com inovação, transparência e escuta ativa da sociedade”, acrescentou.

Compartilhamento de experiências

O presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, destacou a importância das experiências compartilhadas no evento.

“O Tribunal de Contas de hoje não se contenta apenas com o julgamento de contas. Estamos comprometidos com o fortalecimento da democracia e a melhoria da qualidade das políticas públicas”, afirmou.

Já o presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, ressaltou o papel do LabTCs como espaço de avanço técnico. “Essa troca de experiências tem gerado conquistas significativas, agregando conhecimento e fortalecendo a missão dos tribunais de auxiliar a boa gestão e combater o desperdício de recursos públicos”, disse.

Ouvidoria da Mulher

As iniciativas do TCE-AM selecionadas para esta edição foram a Ouvidoria da Mulher, canal pioneiro criado para acolher, de forma especializada e segura, denúncias e demandas relacionadas a mulheres, sendo o TCE-AM o único tribunal a ter esse espaço de escuta.

Também será apresentado o Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), plataforma digital que otimiza a comunicação oficial entre o Tribunal e seus jurisdicionados. As apresentações estão sendo conduzidas pela diretora da Ouvidoria da Mulher do TCE-AM, Ana Paula Aguiar, e pelo diretor de Projetos da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), Saulo Coelho.

Esta é a segunda vez que o TCE-AM tem boas práticas selecionadas para o LabTCs. Em 2023, a Corte apresentou iniciativas como o Sistema de Integridade, a Ouvidoria Estudantil e auditorias nas áreas operacional e ambiental.

Sobre o 3º LAB TCs

A terceira edição do Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LAB TCs) é organizada pela Atricon e pelo TCM-SP, com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Abracom e do CNPTC.

A programação, que segue até quinta-feira (15), reúne palestras e oficinas sobre 81 boas práticas destacadas pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) de 2024.

A iniciativa visa incentivar a implementação de boas práticas em diferentes contextos institucionais e promover discussões sobre tendências, técnicas e soluções inovadoras para aprimorar a atuação dos Tribunais de Contas.

Leia também outras matérias

MIDR reconhece situação de emergência em duas cidades paraibanas

Redação Zero Hora AM

Sem melhorar qualidade da Saúde, governo do AM já gastou R$ 4,5 bilhões, afirma dep. Dermilson Chagas

Redação Zero Hora AM

João Lira é o pré candidato a vereador mais jovem e mais bem colocado na nova pesquisa de intenção de votos divulgada, nesta sexta-feira (5), pelo Instituto Direto ao Ponto

Redação Zero Hora AM
Carregando....